Notícias sobre o Novo Enem

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Junto com as mudanças do ensino médio, o exame também passará por transformações

 

Já falamos aqui sobre diversas mudanças que estão sendo propostas para a educação por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). São inúmeras diretrizes conversadas e alinhadas, visando um aprimoramento do ensino, com intuito de torná-lo mais significativo, prático e eficiente. O Ensino Médio observará novos caminhos para os alunos, com diferentes dinâmicas que darão mais autonomia na qualificação do estudante.

Essas novidades naturalmente exigirão outras cobranças, principalmente no que se refere ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que precisará também se adequar para atender às novidades que serão experimentadas pelos adolescentes.

Vale lembrar que, por meio dos Itinerários Formativos, os alunos poderão optar por aprofundamento em determinadas áreas do conhecimento. Isso significa que, seguindo a lógica escolhida por ele, optará por tentar vagas nas faculdades que tenham afinidade com a referida área do saber. O que implica numa cobrança mais específica também em processos seletivos.

Por isso, há uma previsão de que, a partir de 2024, o Enem tenha uma nova configuração. Seguindo o cronograma do Ministério da Educação, o Enem deve ser realizado em duas etapas: no primeiro dia, os candidatos fariam as provas gerais com conteúdos do “tronco comum”. Já no segundo dia seriam as provas específicas, vinculadas às respectivas áreas que o candidato pretende ingressar no curso superior.

Isso acontecerá gradualmente, conforme a implementação do novo Ensino Médio. Segundo a pasta governamental responsável, “a Lei do Novo Ensino Médio, que altera a LDB, não trata especificamente do ENEM. O MEC compreende que o ENEM deverá se adequar à BNCC, portanto a mudança será gradual”.

É claro que muitas definições ainda estão sendo discutidas, ajustadas e alinhadas. Não há fechamento absoluto sobre como será o Enem, pois são muitos processos que precisam ser estabelecidos juntos à comunidade escolar. Mas sabemos que o exame irá mudar e devemos estar preparados e atentos para que os nossos estudantes passem por essa transição de forma leve e produtiva.

Explore outros conteúdos

A Plataforma de Ensino Digital – Weekly – é uma solução inovadora para o ensino on-line. Proporciona um ambiente virtual de aprendizagem e o acesso a diversos recursos digitais conectados ao Sistema de Ensino Interativo.