Ensino completo para uma visão crítica do mundo

Compartilhe este post

Sistema Interativo oferece diferentes suportes para o desenvolvimento da autonomia intelectual do estudante

 

Muito mais do que ensinar conteúdos e enfrentar grandes desafios da carreira acadêmica, como é o caso do preparo para o Enem, uma educação completa deve se focar em formar cidadãos “emancipados” intelectualmente. E esse é um dos principais focos do Sistema Interativo: por meio da nossa proposta pedagógica, trabalhar com os estudantes aspectos fundamentais para a construção de competências que fomentem a autonomia, alteridade e, principalmente, a criticidade.

E, para se construir um pensamento crítico, é necessária uma abordagem mais completa e complexa dos conteúdos e também das relações cotidianas da vida. Muito além de se trabalhar o que está escrito nos livros, essa habilidade é formada por diferentes aspectos que rondam o dia a dia do aluno em diversas dimensões da sua vida. Para tanto, alguns pontos trabalhados pelo projeto pedagógico oferecem uma jornada de saberes à comunidade escolar. Separamos três aspectos fundamentais na construção desse processo:

Físico, mental e social

O Sistema Interativo considera que o ser humano deve ser o centro dos processos de ensino-aprendizagem. Para tanto, é fundamental que o indivíduo estimule competências: 1) físicas, por meio da valorização do cuidado com a saúde; 2) mentais, reforçando a importância do bem-estar psicológico de cada um e 3) sociais, considerando diferentes dinâmicas relevantes à moralidade e ética para um bom convívio com as pessoas.

Diferentes prismas

Para a formação de uma visão crítica sobre a vida, é necessária uma construção plural de diferentes temáticas de caráter social. Por isso, o Sistema Interativo promove uma abordagem que contempla diferentes prismas de um mesmo assunto, considerando suas nuances, os vários protagonistas sociais e a história em perspectivas dentro dos seus respectivos contextos. Tudo isso ajuda a construir uma visão mais completa sobre as diferentes questões da vida.

Suportes multimídia

Os alunos podem aprender com diferentes possibilidades. Seja por meio do Weekly, ou pelo CPB Prova, ou ainda pelo Enem Interativo, plataforma de jogos e audiovisual. O estudante consegue agregar conhecimentos e perspectivas sob todos os aspectos do saber, possibilitando um conhecimento global e completo de diferentes temas, conceitos e disciplinas.

São diversos aspectos pensados para que o estudante tenha uma formação abrangente, que lhe conceda o suporte necessário para o desenvolvimento de uma autonomia crítica, capaz de fazer verdadeira diferença na transformação social.

Explore outros conteúdos

A Plataforma de Ensino Digital – Weekly – é uma solução inovadora para o ensino on-line. Proporciona um ambiente virtual de aprendizagem e o acesso a diversos recursos digitais conectados ao Sistema de Ensino Interativo.