Livros para a turminha que está começando a ler

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A leitura tem mais chance de ser um hábito da vida inteira quando começa na infância com bons títulos

 

A Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil constatou que o país perdeu 4,6 milhões de leitores em quatro anos. A parcela da população que não lê representa 48% do seu montante. Essas estatísticas nos levam ao diagnóstico e ao tratamento: precisamos ler mais para melhorar o quadro. Esse esforço demanda uma mobilização coletiva que engloba todas as pessoas alfabetizadas. É aí que você entra, professor!

O hábito da leitura deve ser cultivado desde a infância. É muito mais fácil levá-lo para a vida adulta como algo que foi aprendido do que se forçar a desenvolvê-lo tardiamente. Os educadores em geral, dos pais aos professores, precisam ter a consciência de que é parte deles o incentivo para que as crianças leiam.

É por isso que a literatura infanto-juvenil faz parte do plano de ensino das escolas de ensino básico em todo o Brasil. São os professores que escolhem especificamente quais livros serão adotados para suas respectivas disciplinas. Aqueles que lidam com leitores iniciantes, recém alfabetizados, devem fazer escolhas de materiais que proporcionam leitura fácil e fluída. Isso envolve desde a linguagem até o envolvimento que a história causa nos pequenos.

O Sistema Interativo oferece materiais de literatura infanto-juvenil que atendem às demandas e ao perfil de leitores iniciantes. Também é de nosso interesse aumentar o engajamento dos brasileiros com a leitura e por isso produzimos títulos para a criançada se aventurar pelas páginas dos livros desde que descobrem as letras e seus olhinhos brilham por elas. Confira algumas sugestões que fazem parte de nosso catálogo:

Planeta Eu e Você

Esse livro é a prova de que leitura e entretenimento caminham de mãos dadas. A criança tem a oportunidade de colorir enquanto lê a história de Pedro e Carol que a ensinam sobre reciclagem, meio-ambiente e preservação ambiental. Nesse material, o conhecimento e a consciência também chegam para caminhar juntos.

Lápis cor de pele

Com cores vivas e ilustrações chamativas, o livro objetiva abordar um tema sério de maneira didática para que as crianças o compreendam. Desconstruindo preconceitos desde a infância e colocando a literatura em posição de combate frente ao racismo.

Meu primeiro livro sobre dinheiro

Outra coisa que deve ser ensinada desde a infância: educação financeira. Com linguagem simples e lúdica, o livro traz conceitos como economia e solidariedade para o universo infantil.

 

Livros que chamam a atenção dos pequenos

Esses livros reforçam o caráter educativo da leitura e por isso reiteram que o hábito de ler deve ser ensinado o quanto antes, desde os primórdios da alfabetização. Isso só será possível se as crianças se sentirem atraídas pelos livros que lhes são oferecidos. Nesse quesito, o Sistema Interativo capricha na parte que lhe cabe. Agora é com você, professor! Faça boas escolhas de literatura para seus alunos e suas alunas.

Explore outros conteúdos

A Plataforma de Ensino Digital – Weekly – é uma solução inovadora para o ensino on-line. Proporciona um ambiente virtual de aprendizagem e o acesso a diversos recursos digitais conectados ao Sistema de Ensino Interativo.