Como sua escola pode ajudar alunos vestibulandos?

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A escola desempenha um papel fundamental na aprovação dos estudantes em vestibulares

 

É por meio dos vestibulares que muitos jovens conseguem dar continuidade aos estudos, ingressando no Ensino Superior a fim de prepararem-se para a construção de uma carreira profissional. No Brasil, por exemplo, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho dos estudantes anualmente e os classifica – ou não – para o ingresso em universidades públicas e privadas.  

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou mais de 5 milhões de inscrições para a última edição do Enem, referente a 2020 e ocorrida em 2021. Essa estatística aponta um fato: a concorrência costuma ser acirrada para aqueles que disputam vagas em faculdades. 

Diante de tamanha concorrência, prestar vestibular requer preparo intelectual e emocional. Alunos do Ensino Médio de todo o Brasil se dedicam aos estudos dia após dia para conseguirem um lugar ao sol. Como instituição de ensino, sua escola pode ajudar os estudantes vestibulandos nesta árdua empreitada rumo à universidade. Confira algumas dicas:

 

1- Materiais Didáticos

Certifique-se que os materiais didáticos adotados por sua escola são completos pedagógica e academicamente. Dessa forma, a formação de seus estudantes não sofrerá nenhuma defasagem e eles estarão aptos a prestar vestibulares, porque tiveram acesso a um conteúdo qualificado didaticamente e embasado teoricamente. Os materiais desenvolvidos pelo Sistema Interativo de Ensino procuram trabalhar todas as questões relevantes ao preparo dos vestibulandos, caso sua instituição de ensino ainda não conheça nosso trabalho, convidamos você a dar uma olhada em nosso conteúdo.

 

2- Promova discussões pertinentes 

Todos os anos, há um suspense sobre o tema da redação do Enem. Os vestibulandos só descobrem o assunto na hora do exame, mas todos nós já sabemos que a avaliação dialoga com questões pertinentes e atuais da sociedade. Sendo assim, sua escola pode levantar, periodicamente, debates relevantes a fim informar os estudantes e treinar suas capacidades argumentativas. 

 

2-Aplicação de simulados

O Enem, exceto pela redação, se caracteriza como uma prova de múltipla escolha. Várias outras avaliações seguem na mesma linha. Que tal treinar seus alunos para lidar com essa modalidade? Vez ou outra, prepare simulados com questões a nível de vestibular. Eles não precisam valer nota, visto que sua finalidade consiste em preparar os estudantes e não exatamente avaliá-los. 

 

3- Prepare seu corpo docente

Os professores de sua escola precisam estar antenados com a realidade dos vestibulares a fim de entender as abordagens e os conteúdos recorrentes nas provas. É importante que eles direcionem suas aulas por um caminho de ensino e aprendizagem que culmine na aprovação dos alunos em universidades. Crie grupos de discussão para trabalhar com seus docentes formas de abordagem de temas, didáticas eficazes para o ensino, mecanismos para ultrapassar obstáculos que dificultam o bom desempenho dos alunos durante exames nas várias disciplinas.

 

4-Incentive os cuidados com a saúde mental

Por fim, é preciso falar de algo importantíssimo. Essa fase de pré-vestibular fomenta desgaste físico, emocional e intelectual. Se estiverem muito desgastados, provavelmente os estudantes não conseguirão render no Enem ou em outras avaliações. Portanto, faz-se necessário conscientizar seus alunos a respeito da necessidade de manter uma rotina de estudos saudável. Também é válido criar ambientes em que possam receber acolhimento, ajuda emocional, e debatam as dificuldades que tem encontrado no processo de preparação.

 

Escola e estudantes unidos por um propósito 

Lembre-se que a aplicação dessas diretrizes beneficia os estudantes e a escola simultaneamente. Quanto mais jovens saírem de sua instituição diretamente para universidades, maior será o prestígio da escola. Além disso, há uma imensa satisfação em notar que contribuímos, de alguma forma, para o futuro de alguém. O propósito merece o esforço conjunto de educadores e estudantes.

Explore outros conteúdos

A Plataforma de Ensino Digital – Weekly – é uma solução inovadora para o ensino on-line. Proporciona um ambiente virtual de aprendizagem e o acesso a diversos recursos digitais conectados ao Sistema de Ensino Interativo.