Sinal aberto para aprender

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

São os adultos que dirigem veículos, mas pedestres e passageiros também compõem o trânsito. Ou seja, mesmo sabendo que as crianças de hoje só irão manejar carros no futuro, é importante pensar em construir uma formação, desde cedo, que as conscientize sobre os deveres de todos os cidadãos na hora de circular pelas ruas e estradas. Abordar o assunto dentro das escolas ajuda a reduzir o número de acidentes, sobretudo aqueles envolvendo os pequenos. 

 

A educação sobre o trânsito trabalha a conscientização por meio do conhecimento e a transforma em ações inseridas no cotidiano da criança com fins de promover segurança. Por exemplo, coisas simples como “usar o cinto de segurança”, ou “atravessar a rua na faixa de pedestres”, são comportamentos que podem se solidificar na mente dos jovens aprendizes por meio de um programa especificamente direcionado a isto. 

 

Além disso, estes ensinamentos podem ser introduzidos com maior ênfase nas famílias quando as crianças levam o que ouviram e aprenderam para dentro de casa, atuando enquanto influenciadores e cobrando posturas conscientes de pais e mães enquanto dirigem. 

 

O Sistema Interativo de Ensino, sempre preocupado com a segurança de crianças e adolescentes, lançou uma coleção composta por três livros que aborda e trata o tema com a seriedade que ele demanda e a didática que toda escola precisa.

 

A coleção Sinal Aberto para Aprender vem para reafirmar o compromisso das escolas no que tange a transformação dos estudantes em cidadãos conscientes, críticos e relevantes para a sociedade. 

 

Com esse material incluso no currículo da Educação Infantil, sua escola possibilitará que os alunos:

 

  1. Conheçam bem a cidade onde vivem, observando-a ao longo da vivência e dos deslocamentos de um lugar para o outro. Eles terão mais percepção sobre as regras e os trajetos;

 

  1. Saibam seus direitos na ponta da língua, bem como cumpram seus deveres de acordo com as respectivas posições no trânsito: pedestre, passageiro, ciclista; 

 

  1. Pensem sempre no bem comum do espaço público; 

 

  1. Manifestem opiniões, ideias e sentimentos de acordo com suas experiências no trânsito; 

 

  1. Identifiquem e valorizem as diferentes formas de deslocamento, modificando a supervalorização do automóvel e colaborando com o desenvolvimento sustentável.

 

  1. Compreendam que o trânsito interfere no meio-ambiente. 

 

  1. Reconheçam a importância da prevenção no trânsito para a preservação da vida.

 

  1. Respeitem as normas do trânsito e as vidas das pessoas.

 

  1. Conheçam as diferentes linguagens que envolvem o trânsito.

 

  1. Criem soluções para os problemas do cotidiano que envolvem essas questões. 

 

Construir um ambiente social saudável, consciente e cheio de respeito ao próximo é, também, função da educação. E promover ferramentas para que escolas e instituições realizem este trabalho é missão do Sistema Interativo. A série Sinal Aberto para Aprender é um passo nesta direção e busca contribuir para que tanto estudantes quanto processo educativo beneficiem comunidades, famílias e indivíduos. Para conhecer mais de nossas soluções, acesse nosso site.

Explore outros conteúdos

A Plataforma de Ensino Digital – Weekly – é uma solução inovadora para o ensino on-line. Proporciona um ambiente virtual de aprendizagem e o acesso a diversos recursos digitais conectados ao Sistema de Ensino Interativo.