Ensinando a saúde

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Um estilo de vida saudável envolve alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos e até mesmo relacionamentos. Como tudo na vida, esses hábitos podem ser ensinados, aprendidos e desenvolvidos. Sendo assim, fica claro que há um elo entre a saúde e a educação e é importante atentar-se a ele. 

 

Os professores podem ensinar que um estilo de vida saudável faz parte da formação necessária para cada estudante. Para tanto, seguem algumas sugestões de atividades escolares que incentivam o ensino, a aprendizagem e a vivência da saúde.00

 

1- Palestras e workshops

Que tal chamar uma nutricionista para palestrar? Ou então, uma chefe de cozinha para ensinar receitas saudáveis? Você pode chamar os estudantes e suas respectivas famílias para esses eventos, prezando pela participação de toda a comunidade e melhorando a qualidade de vida das pessoas envolvidas com as escolas. 

 

2- Cardápio da cantina 

Pense cuidadosamente no cardápio da cantina, do refeitório ou do restaurante. Se a escola pretende incentivar o estilo de vida saudável entre seus alunos, precisa começar a dar o exemplo. Vale chamar os especialistas e a comunidade escolar para conceber juntos as ideias de pratos e lanches. 

 

3- Hortinha

Quanto mais comida orgânica tiver no prato, melhor. A escola pode separar um espaço de suas dependências para o cultivo de algumas verduras, legumes e temperos. Os próprios estudantes devem ser incentivados a plantar e colher. Essa atividade, além de desenvolver habilidades psicomotoras, favorece o acesso à alimentação saudável. 

 

4- Registrar e conhecer os alimentos

Desafie os alunos a registrarem suas refeições e pesquisarem os valores nutricionais das comidas que ingerem. Essa atividade tem potencial para a interdisciplinaridade, bem como para o despertar da consciência sobre a alimentação. 

 

5- Leituras

E é claro que o material do Sistema Interativo não pode ficar de fora desse movimento. Temos literaturas que ensinam sobre saúde e suas leituras devem ser inseridas no planejamento pedagógico. 

 

Confira alguns de nossos títulos: 

 

1- Meu Primeiro Livro de Saúde

Com nome bastante sugestivo, essa literatura tem tudo que uma criança precisa para aprender desde cedo a viver de um jeito saudável e feliz. De modo bem lúdico, o livro ensina sobre os oito remédios da natureza. 

 

2- Água para o João

Esse livro faz parte da coleção Gincana da Saúde e, além de texto, envolve o pequeno leitor em atividades e curiosidades. Tudo gira ao redor do ensino e da aprendizagem a respeito de um estilo de vida saudável. 

 

3- Os campeões são vegetarianos 

A obra é uma indicação para a galera crescidinha. Tem o objetivo de estimular o pensamento crítico sobre aquilo que ingerimos, bem como o incentivo de uma dieta alimentar que vem ganhando força nos últimos tempos. 

 

Conte com nosso material para ter estudantes inteligentes e saudáveis ocupando as carteiras das salas de aula em sua escola. Para conhecer mais de nossas soluções, acesse aqui.

Explore outros conteúdos

A Plataforma de Ensino Digital – Weekly – é uma solução inovadora para o ensino on-line. Proporciona um ambiente virtual de aprendizagem e o acesso a diversos recursos digitais conectados ao Sistema de Ensino Interativo.