Que tal potencializar seu conhecimento de outra língua?

Confira dicas de algumas atividades que podem dar um empurrão essencial na sua fluência de um novo idioma

Compartilhe este post

Em um mundo globalizado, torna-se cada vez mais necessário ter domínio de outras línguas. A formação acadêmica oferecida pelas instituições de ensino precisa considerar o desenvolvimento dessa competência como parte da proposta pedagógica. 

Estudantes familiarizados com outro idioma, além de estarem mais atualizados com a demanda globalizada, aprofundam seus repertórios culturais e aprimoram suas capacidades cognitivas, pois as desafiam ao novo. Até mesmo a comunicação dentro de sala é favorecida. 

Diante disso, professores de outras línguas têm uma grande missão a cumprir. Eles abrirão portas para o futuro e deixarão passagem para outras realidades na vida de seus alunos. A pergunta que fica é: como tornar a prática de outro idioma mais interativa e bem-sucedida em seu propósito?

1. Talk, talk, talk

A melhor maneira de aprender um outro idioma está no diálogo. Por isso, muitas pessoas optam pelo intercâmbio, porque veem nele uma chance de imersão em outra cultura e sua respectiva língua. Infelizmente, nem todas as crianças ou adolescentes terão a chance de realizar uma viagem. Por isso, se você é professor, incentive ao máximo que eles conversem em sala de aula. Se você é aluno, fale sem medo de ser feliz. Em sala de aula, é claro que isso deve acontecer em momentos apropriados, a partir da condução do professor. Que tal produzir debates em sala de aula que se foquem em assuntos pertinentes e que aconteçam em inglês ou espanhol, por exemplo?

2. Aperte o play

Para professores, inserir jogos e brincadeiras nas aulas desperta o interesse dos alunos e faz com que eles aprendam enquanto se divertem. Uma pedagogia lúdica tem ótimos resultados e pode ser uma aliada no processo de ensino e aprendizagem de um novo idioma. Conte com a ajuda da tecnologia para isso, mobilize a escola inteira com gincanas. Não se esqueça de realizar atividades de acordo com a fase escolar e a idade das crianças de cada turma. 

Já para alunos, assista produtos audiovisuais em outra língua sem legenda. Se você gosta de games em suas horas livres, procure jogar produtos que não estejam dublados. Ouvir outra língua por algum tempo durante o dia educa o ouvido e facilita a apropriação de uma nova linguagem. 

3. Viaje sem sair de casa ou da sala de aula

Ainda há outra forma de possibilitar uma imersão cultural sem que seja necessário aderir a um intercâmbio. Ao ensinar-aprender um novo idioma, trabalhe com informações e curiosidades sobre o país que o tem como língua oficial. Busque possibilidades de experiências sensoriais. Por exemplo, na hora de treinar, assista filmes ou ouça músicas em espanhol . Na relação com o italiano, procure conhecer e experimentar variados tipos de massas. No trato com o inglês, que tal aprender como se faz um “chá das cinco”?

Para apoiar a iniciativa de aprendizado de uma nova língua, o Sistema Interativo conta com materiais especialmente preparados para facilitar a aquisição. Além dos programas especiais para ensino de ingles, há ainda excelente materiais didáticos também para espanhol. As apostilas são acompanhadas de grande variedade de materiais de multimídia e jogos interativos, que objetivam colaborar com a intensa e eficiente aquisição de conhecimento do novo idioma. 

Use a criatividade e conte sempre com o material do SIE para proporcionar um ensino consistente. Como você já sabe, nosso objetivo é sempre ir “mais além” em cada empreitada que iniciamos ao lado de estudantes e professores. 

Explore outros conteúdos

A Plataforma de Ensino Digital – Weekly – é uma solução inovadora para o ensino on-line. Proporciona um ambiente virtual de aprendizagem e o acesso a diversos recursos digitais conectados ao Sistema de Ensino Interativo.