As viagens e a abertura de novos mundos para a vida

Viajar, seja por livros ou pela estrada, muda a gente e ajuda a formar uma ampla bagagem para encarar o mundo

Compartilhe este post

Uma frase que circula por aí diz que “somos o resultado dos livros que lemos, das viagens que fazemos e das pessoas que amamos”. A reflexão, que pertence a Airton Ortiz, fala sobre alguns dos principais prazeres da vida: viajar! Por que não falar um pouco sobre isto então? 

Quem nunca pegou estrada e abriu a janela de um carro para ver a paisagem e sentir o vento sobre a pele? Ou então, quem nunca espiou a vista de cima de um avião? Nuvens branquinhas e prédios que cabem na mão. Seja como for, por terra ou céu, toda viagem proporciona uma experiência única, desde o começo do trajeto. 

Quando chegamos ao destino, entramos em contato com um novo universo. Saboreamos pratos típicos, conhecemos pessoas com sotaques diferentes, contemplamos novas paisagens, visitamos museus, mergulhamos em mares. E, quando regressamos para casa, voltamos com a bagagem ainda mais cheia. 

Isso ocorre porque viajar significa aceitar uma experiência sensorial e intelectual com uma outra cultura, outra natureza, outra população. Tudo isso nos enriquece em muitos aspectos, desde a variedade do vocabulário e dos demais saberes até a resiliência para lidar com os perrengues que sempre aparecem nas viagens. 

Fluência em outra língua

Viajar para fora do país ainda tem um plus: possibilita a vivência com pessoas que falam de uma maneira distinta da sua. Essa experiência permite o contato com um novo idioma. A fluência em outra língua agrega ao repertório e à formação acadêmica. 

Ver o mundo por outras perspectivas

Viajar ainda nos leva a sair da famigerada bolha. Estamos acostumados a encarar o mundo de um olhar rotineiro, que é influenciado pelo local em que vivemos. Em uma viagem somos deslocados da zona de conforto e postos diante de novas perspectivas históricas, sociais e culturais. E nem é preciso sair do próprio país para que isto aconteça. 

Viajar com a escola

Muitas instituições de ensino se deparam com os benefícios listados acima e reconhecem a relevância das viagens na vida de crianças e adolescentes em formação. Por isso, algumas delas incluem passeios a cidades vizinhas em seus programas pedagógicos e outras oferecem intercâmbios em outros países. 

Entretanto, queremos lembrar que ainda há um outro meio de viajar.

É possível viajar com a imaginação. Educadores podem e devem incentivar esse tipo de viagem, sobretudo com o apoio dos livros. Confira alguns de nossos títulos:

1. Férias na Patagônia 

Quem entra em contato com este livro abre espaço na mente para viajar pela selvagem e misteriosa região da Patagônia. Considerada um dos territórios mais próximos da Antártida, fica na Argentina, ao sul das Américas. O material convida o leitor a uma jornada junto com Alba, seus primos e o cãozinho Mapu. A história é inspirada em fatos reais, e na sua imaginação esta poderá ser uma incrível aventura. Que tal arrumar as malas para rir, sonhar e encontrar esperança junto com os personagens?

2. Expedição Galápagos

Já sonhou em conhecer o arquipélago de Galápagos? Esta é uma aventura imaginativa que você pode ter junto a um adolescente o seu pai. O jovem rapaz de nossa história, nesta incrível jornada, conhece o “amor de sua vida”,  faz amizade com um leão-marinho e tem a oportunidade de conhecer a borda de um vulcão. Tudo isto em uma ilha repleta de natureza exótica. Para viajar com ele, é só começar a leitura. 

3. O Desafio da Selva Amazônica

Esta é uma viagem que o leitor faz com Deny e seu pai na Selva Amazônica para pesquisar plantas medicinais. Você poderá acompanhar esta incrível expedição, começando pela capital do Amazonas, Manaus, e dali partindo para o encontro com uma enorme variedade de experiências. Que tal?

Viajar muda a gente, sem dúvida. Quer seja por meio de livros, ou ao vivo e a cores, toda jornada abre espaço dentro de nós para entender o mundo de novas perspectivas. Para começar, é só escolher um livro, e fazer uma boa viagem!

Explore outros conteúdos

A Plataforma de Ensino Digital – Weekly – é uma solução inovadora para o ensino on-line. Proporciona um ambiente virtual de aprendizagem e o acesso a diversos recursos digitais conectados ao Sistema de Ensino Interativo.