Consciência e formação com leveza e diversão

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

É possível educar os pequenos em temas complexos sem deixar a infância de lado. Confira as dicas!

 

A partir de que momento um pai ou educador deve tratar, na formação de seus pequenos, de temas complexos que circundam a vida dos adultos? É fato que construir o pensamento de crianças para importantes áreas da vida é importantíssimo e, às vezes, falar de temas difíceis deve ser sim uma atividade feita na infância. Mas como falar destes assuntos respeitando a faixa etária e sem que a inocência infantil se perca? Acompanhe algumas sugestões possíveis para tal empreitada.

Aproveite-se da curiosidade

Toda criança tem um instinto “perguntadeiro”. Nunca fique em silêncio ou desconverse quando seus alunos ou filhos lançarem perguntas sobre temas difíceis. Responda calmamente, de forma natural. Apresente a eles, na sequência, materiais literários ou audiovisuais que esclarecem as questões inquiridas de forma saudável.

Crie ou leia histórias que tratam destes temas

A maioria das crianças adora histórias. Use e abuse deste recurso para apresentar aos pequenos temas que precisam ser pensados com cuidado. Narrar uma história real, ou um conto com fundo educativo, pode ser um método bastante eficaz de fazê-los refletir sobre questões importantes.

Fale de temas difíceis relacionando-os à natureza

Leve seus alunos ou filhos para passeios na natureza e aponte nestas interações objetos e acontecimentos que remetem a temas que precisam ser encarados com seriedade. Aproveite do interesse da criança pelo mundo natural para fazê-la pensar sobre questões que a afetam individualmente ou coletivamente.

 

Confira alguns de nossos materiais preparados especialmente para ajudá-lo nesta empreitada.

A vida começa assim

Por meio desta literatura infanto-juvenil, disponível em nosso site, professores e pais podem tratar com naturalidade temas relacionados à sexualidade e reprodução. As perguntas são respondidas por meio de reflexões feitas a partir da natureza em suas várias formas de multiplicação da vida.

 

Clubinho em Perigo (Nosso Amiguinho)

Neste material, disponível em nossa plataforma Eclass-Play, a turma mais amada do Brasil está preocupada em proteger uma árvore que fica no Clubinho e que será derrubada. Nas tentativas de salvar a natureza, a Turma aprende sobre preservação, vida sustentável e muitas coisas mais.

 

Lápis cor de pele

Neste interessante material, a narrativa ajuda a desconstruir a ideia de que existe uma cor de pele ideal e promove a reflexão a respeito de temas como identidade, pluralidade cultural, preconceito, altruísmo e racismo. Para ter acesso a este conteúdo é só acessar o nosso site.

 

Eu quero paz (Nosso Amiguinho)

Neste material, as crianças podem refletir a respeito da violência e sobre como ela afeta todos os espaços da nossa sociedade. A Turma enfatiza a importância de divulgar a paz e ensina os pequenos a ter esperança. Para assistir é só acessar ao Eclass-Play.

 

Seja por meio de literaturas infantis, produtos audiovisuais, passeios divertidos ou conversas naturais, nunca se esqueça de que, desde cedo, vale a pena direcionar a formação das crianças para temas complexos que estarão presentes no decorrer de toda as suas vidas.

Explore outros conteúdos

A Plataforma de Ensino Digital – Weekly – é uma solução inovadora para o ensino on-line. Proporciona um ambiente virtual de aprendizagem e o acesso a diversos recursos digitais conectados ao Sistema de Ensino Interativo.