Aprendendo com os animais

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Sempre falamos no blog sobre a importância de uma educação prática, integradora e experimentativa. As soluções pedagógicas oferecidas pelo Sistema Interativo de ensino favorecem esse modelo responsável por desenvolver competências muito nobres e com valores completos, influenciando diferentes dimensões para toda a vida.

Dentre as práticas que podem ajudar o estudante a entender na prática a importância de se cuidar do Meio Ambiente está o contato com os animais. Muitas escolas têm utilizado a convivência entre crianças e animais para o estímulo de inúmeras habilidades e também a consciência de que somos responsáveis pela preservação da natureza.

É sem dúvida, uma metodologia para um trabalho diferenciado com os estudantes. E isso pode ser feito de diferentes formas. Instituições de ensino com mais espaço estabelecem fazendinhas, com pequenos bois, pôneis, galinhas, porquinhos da índia, coelhos, ovelhas. Em algumas escolas há possibilidade, também, de estabelecer hortinhas, que podem servir de alimento para os animais.

Outra iniciativa interessante para escolas, principalmente as que têm mais dificuldade com espaço, é a convivência nos corredores escolares com animais domésticos, circulando pelo prédio, como gatinhos e cachorros. Independente da forma, é necessário encontrar a melhor realidade para cada escola, seguindo suas possibilidades estruturais para adicionar tal rotina.

Segundo especialistas, tal prática traz diferentes conhecimentos para os pequenos. Destacamos alguns deles:

  • Sentimento de responsabilidade com a natureza;
  • Entendimento da importância do cuidado para o crescimento e desenvolvimento dos animais;
  • Aprendizado sobre as fases da vida;
  • Conhecimento sobre as necessidades fisiológicas dos animais;
  • Desenvolvimento de percepções importantes sobre sentimentos como amor, carinho, amizade, compartilhamento de responsabilidades etc.

Estes são apenas alguns dos benefícios que essa relação prática com os animais pode proporcionar para as crianças no seu desenvolvimento completo. Mas, atenção! É muito importante contar com a ajuda de profissionais para o acompanhamento e bem-estar dos animais. Além, é claro, de manter a segurança sanitária da escola para evitar a disseminação de doenças e problemas relacionados à higiene. Os animais precisam estar vacinados e permanentemente acompanhados medicamente. Essa é mais uma dica para a sua escola levar uma educação diferenciada e integral.

Explore outros conteúdos

A Plataforma de Ensino Digital – Weekly – é uma solução inovadora para o ensino on-line. Proporciona um ambiente virtual de aprendizagem e o acesso a diversos recursos digitais conectados ao Sistema de Ensino Interativo.