Tirar um tempo para descansar e recarregar as baterias já é um plano perfeito para as férias escolares, mas existe uma maneira de torná-las ainda mais especiais e cheias de significado. Estreitar o seu contato com o próximo e, quem sabe, atendê-lo no que for preciso.
Muitas vezes, nos encerramos em nossas esferas individuais e esquecemos que a vida se dá em comunidade. No contato com o diferente, percebemos e afirmamos nossa personalidade. E, além disso, temos a chance de desenvolver virtudes como a empatia e a generosidade. Que tal colocar tudo isso em prática antes das férias terminarem?
Olhe para sua comunidade com o propósito de experimentar uma interação e de ser relevante para aquilo que ela precisa. Quais são as demandas que te cercam? Como você pode ser útil? Vamos dar exemplos de ações que colocam tudo isso em prática.
1. Visita a asilos e orfanatos
Há pessoas que moram em instituições de acolhimento e anseiam pelo abraço apertado de alguém. Planeje-se para visitá-las, levar seu afeto, contar algumas piadas ou simplesmente ouvir quem precisa desabafar. Leve alguns itens de necessidade básica para doar, mas não esqueça do mais importante: sua atenção.
2. Sarau na vizinhança
A arte também deveria ser um ítem de primeira necessidade. Muitas vezes, na correria da vida, deixamos de olhar a vida com poesia. No entanto, a arte nos ajuda a suportar o caos e desenvolver corações mais sensíveis. Que tal sensibilizar sua vizinhança com um bom e velho sarau regado a muita música, apresentações e performances?
3. Limpe um terreno baldio e crie uma horta
Chame sua galera para uma força tarefa. Muitos terrenos se transformam em lixões a céu aberto. Isso prejudica a saúde das pessoas e o meio-ambiente como um todo. Se organizar devidamente, todo mundo consegue se juntar para reverter esse quadro e, quem sabe, cuidar de uma horta no local. Esta pode ser uma atividade que, além de beneficiar as pessoas do entorno, te dará tempo de qualidade com os amigos.
Encontre seu propósito
Essas ações nos colocam na cena da comunidade e nos sensibilizam para encontrar um propósito que norteie nossas vidas e estudos. Praticá-las consiste numa boa maneira de encerrar as férias e começar o ano letivo com os valores renovados e devidamente alinhados.