Ensino de ciência e biologia ajuda a prevenir doenças

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Conhecimento é a melhor arma para prevenção a diversos problemas que o corpo humano venha a enfrentar. E essa consciência é construída desde a mais tenra idade. Por isso, os materiais didáticos e de literatura infanto-juvenil, que dão suporte à rotina escolar em sala, são preocupados em garantir essa formação. São aulas de ciência, biologia, projetos especiais. Um vasto material que, além de ensinar os conhecimentos fundamentais da grade curricular, instruem os estudantes sobre diferentes aspectos do seu próprio corpo. Isto ajuda o aluno a potencializar práticas saudáveis para prevenção de doenças e evitar, por exemplo, abusos.

Nesse sentido, uma das mais importantes questões de saúde da atualidade é a prevenção ao que muitos profissionais têm considerado o mal do século: câncer. E, muitos deles, graças ao avanço da ciência, estão sendo tratados, apresentando uma alta taxa de cura. Mas, para isso, precisam ser detectados precocemente. O câncer de próstata, por exemplo, é uma doença tratável, que pode ser curada, mas muitos homens não ficam atentos ou não têm disposição para fazer os exames periódicos de rotina.

No conhecido Novembro Azul, os homens são incentivados a deixarem o preconceito para que façam os acompanhamentos adequados, principalmente no exame do toque retal, recomendado para ser realizado periodicamente a partir dos 50 anos. Dentre as recomendações preventivas, podemos destacar:

  • Ter uma alimentação saudável;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Praticar atividade física;
  • Não fumar;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Informações importantes sobre a doença:

  • É o segundo tipo de câncer mais frequente em homens;
  • Cerca de 10% dos homens, após os 50 anos, desenvolvem a doença;
  • 60 mil novos casos de câncer de próstata são diagnosticados por ano no Brasil;
  • Em fase inicial, as chances de cura chegam a 90%;
  • Quando alguns sintomas de câncer na próstata começam a aparecer, 95% dos tumores já estão em fase avançada;
  • São registrados quase 14 mil óbitos anualmente.

0Todas essas informações, tanto para essa quanto para outras enfermidades, são sempre trabalhadas e conscientizadas para que os alunos levem uma vida mais saudável, consciente, trazendo prevenção para o seu corpo e também para toda a família. Afinal,  a tendência é que o aluno sempre compartilhe seus saberes conquistados com outros. Uma educação completa, que impacta o indivíduo para toda a vida. 

Explore outros conteúdos

A Plataforma de Ensino Digital – Weekly – é uma solução inovadora para o ensino on-line. Proporciona um ambiente virtual de aprendizagem e o acesso a diversos recursos digitais conectados ao Sistema de Ensino Interativo.