Ensino da Língua Portuguesa para transformar o futuro

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

A Língua Portuguesa é uma das maiores heranças coloniais. Fundamental para a comunicação e extremamente relevante para uma formação básica dos estudantes do país. Infelizmente o Brasil apresenta um déficit preocupante no ensino da disciplina.

Um levantamento divulgado pelo QEdu (fundação que trabalha otimizadamente dados educacionais para auxiliar gestores, diretores, professores nas melhores escolhas para a educação), mostra que apenas 31% dos alunos formados no Ensino Médio têm proficiência em Língua Portuguesa, e 69% apresentam dificuldades de interpretação. Ou seja: leem, mas não entendem o que estão lendo. Problema que acarreta inúmeras outras dificuldades, já que avaliações como o Enem, por exemplo, exigem do aluno uma grande capacidade de interpretação de conteúdo.

Frente a essa realidade, o Sistema Interativo desenvolve os estudantes em diferentes níveis de contato e habilidades para o estabelecimento de um domínio pleno da Língua Portuguesa, que começa desde a tenra idade com o incentivo à leitura. Nos primeiros anos do Ensino Fundamental,  o projeto Ler é uma Aventura desempenha esse papel. A proposta contribui para a formação de alunos leitores críticos e participativos, capazes de interagir em sua realidade na condição de cidadãos conscientes.

Para os anos finais do Ensino Fundamental, o programa tem continuidade por meio do Ler é Uma Descoberta, que desenvolve a competência leitora dos alunos e estimula o prazer pela leitura e interpretação. Dessa forma, ampliam-se possibilidades de participar na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.

No Ensino Médio, o trabalho é totalmente focado na potencialização de habilidades que circundam áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. O Sistema Interativo oferece material que promove o desenvolvimento da reflexão e do pensamento crítico por meio do estudo da Língua Portuguesa (com eixos voltados para o texto e a gramática), com incentivo a produção textual constante para um aprimoramento também da referida competência, tão necessária para alcançar bons resultados no Enem e outros vestibulares.

Tudo isso possibilita um aprendizado completo e significativo para um preparo realmente sólido visando o ingresso em renomadas faculdades e também nas melhores vagas oferecidas pelo mercado de trabalho.

Explore outros conteúdos

A Plataforma de Ensino Digital – Weekly – é uma solução inovadora para o ensino on-line. Proporciona um ambiente virtual de aprendizagem e o acesso a diversos recursos digitais conectados ao Sistema de Ensino Interativo.