Depois do almoço, vem aquela vontade de experimentar uma sobremesa gostosa. Em algum outro momento do dia, você dá uma beliscada em uma bolacha. E, por fim, de noite ainda busca um doce para fechar o dia com chave de ouro. Sabe o resultado de tudo isso? Muito açúcar no organismo. Cuidado! Consumi-lo pode atrapalhar o rendimento escolar.
O açúcar possui alto índice glicêmico e, com isso, eleva as taxas de glicose no sangue para além do suportável. Veja bem, esse carboidrato de fato desempenha um papel relevante em nosso organismo, pois atua como uma das nossas principais fontes de energia, mas seu excesso causa sobrecargas no cérebro e nas demais partes do corpo.
O risco que o açúcar representa à saúde já é bem conhecido. Seu consumo excessivo favorece o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, gordura no fígado, cárie, diabetes, entre outros problemas. No entanto, poucas pessoas sabem que o açúcar pode prejudicar grandemente os estudos.
Uma pesquisa da universidade de Geórgia revelou que ele afeta a performance da aprendizagem e da memória. Sobre o mesmo tema, pesquisadores da University College London concluíram que seu efeito nocivo atinge inclusive a saúde mental. Sendo assim, como o estudante pode ter bom desempenho escolar se seu cérebro está sobrecarregado pela glicose?
A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta para que a ingestão total de açúcar seja menor que 10% do valor calórico de toda dieta. No entanto, o ideal faz essa orientação cair para 5%.
Açúcar ou adoçante?
Na prática, fazer esse índice descer nunca foi fácil. Para tanto, temos que abrir mão de gostos e hábitos já consolidados na rotina. Estamos acostumados a sentir um doce na boca pelo menos em algum momento do dia.
Mas quem disse que esse doce precisa ser açúcar? Para evitar a sobrecarga de glicose, recorra a frutas e adoçantes. Acostume seu paladar com outros sabores para que você se encante com as delícias de uma alimentação saudável para seu corpo e sua mente. Sua longevidade, sua qualidade de vida e seu rendimento escolar agradecem.