Criatividade nas férias

Dicas para incentivar e potencializar esta qualidade durante o recesso escolar

Compartilhe este post

O período de descanso escolar é uma oportunidade incrível para desenvolver uma habilidade que vai faz toda a diferença na vida: criatividade! Calma, este não é um texto para indicar coisas que roubarão a diversão do tempo livre. Ao contrário, quem sabe neste intervalo você possa encontrar atividades que, além de divertidas e interessantes possam ajudá-lo a alcançar competências que transformarão o futuro.

Já refletiu a respeito do que as pessoas mais bem-sucedidas do mundo têm algo em comum? Elas são super criativas! Steve Jobs, criador da Apple, por exemplo, não inventou o celular, mas revolucionou a forma como o usamos. A criatividade é como um superpoder que permite enxergar soluções onde outros veem problemas.

Na escola, ser criativo significa encontrar formas diferentes de resolver problemas de matemática, escrever redações que se destacam, fazer apresentações que todo mundo lembra, propor soluções inovadoras em trabalhos em grupo E no futuro profissional? As empresas estão em busca de pessoas criativas! Segundo pesquisas recentes, esta característica é uma das habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho. Afinal, robôs e computadores podem fazer cálculos e seguir regras, mas só o cérebro humano pode criar algo novo, surpreendente.

E dá para melhorar isto nas férias? Confira as dicas.

1. Explorador digital e real

Que tal montar um blog ou canal no YouTube sobre algo que você ama? Você também pode partilhar nas redes fotografias interessantes e diferentes de lugares em sua cidade. Crie um diário visual com desenhos de suas aventuras, permeado, também, por fotografias. Explore parques, museus e lugares que nunca visitou e escreva textos divertidos sobre isto.

2. Ser um artista? (mesmo que iniciante!)

Uma boa ideia é experimentar no campo da criação. Que tal fazer histórias em quadrinhos sobre seu dia a dia? Com os diferentes recursos oferecidos pela inteligência artificial, você pode, também, criar músicas utilizando aplicativos de produção em áudio. Se tem amigos criativos ao redor, monte peças de teatro com objetos caseiros e convide a vizinhança para assistir. Se gosta de pintar ou das artes manuais, não custa nada experimentar materiais diferentes. Depois compartilhe estas ideias na internet.

3. Quer inventar?

As férias são uma excelente oportunidade para jogos de tabuleiro. O que acha de criar seu próprio jogo com materiais diversos, que estão em casa, e até objetos reciclados? Para os que gostam de cultivar coisas, uma mini horta no quintal também é boa ideia. Cozinhar novos pratos e experimentar receitas encontradas na internet ou em cadernos de família também pode ser uma atividade enriquecedora e saborosa.

Quando exercitamos nossa criatividade algo incrível acontece no cérebro: ele cria novas conexões! É como abrir novos caminhos em uma floresta. Isto significa melhor desempenho posterior na vida escolar, maior facilidade de lidar e resolver problemas diários ou acadêmicos, maior confiança para expressar ideias, mais habilidade crítica para analisar informações recebidas e um olhar mais amplo para situações que a vida nos apresenta.

No futuro, as profissões valorizarão acima do conhecimento técnico a capacidade de exercer suas habilidades de forma criativa. Com o avanço da inteligência artificial, quem se destacará serão aqueles capazes de pensar “fora da caixa”. Quem sabe, nestas férias, você possa enriquecer estas competências por meio de atividades divertidas.

Para os curiosos, seguem algumas carreiras em que a criatividade é muito importante. Design e publicidade; tecnologia e desenvolvimento de games; arquitetura e urbanismo; medicina e pesquisa científica; empreendedorismo; educação e marketing digital.

Nestas férias, desconecte um pouco! Não tenha medo de errar, afinal os maiores inventores do mundo erraram muito antes de acertar. Junte-se a outros criativos, incentive seus amigos nesta empreitada. Por fim, compartilhe suas criações, pois feedbacks ajudam muito a refinar ideias. Todo mundo nasce criativo, mas alguns deixam essa habilidade adormecer. Use o período de recesso para potencializar o superpoder criativo e prepare-se para um futuro cheio de possibilidades incríveis.

Explore outros conteúdos

A Plataforma de Ensino Digital – Weekly – é uma solução inovadora para o ensino on-line. Proporciona um ambiente virtual de aprendizagem e o acesso a diversos recursos digitais conectados ao Sistema de Ensino Interativo.