Como trabalhar relacionamentos e valores indispensáveis com crianças?

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Confira dicas de livros essenciais para desenvolver, desde cedo, consciência a respeito de formas saudáveis para viver em comunidade

Sentimentos muitas vezes confundem as nossas cabeças. Se para um adulto, que possui mais repertório de vida e conhecimento já é complicado lidar com determinadas situações, imagine para os pequenos, que apenas começam a entender o que é a vida! Falar sobre relacionamentos, sentimentos e valores é fundamental para mostrar a relevância desses aspectos na vida desde muito jovem. 

Por isso, o Sistema Interativo busca valorizar a educação de forma integral, priorizando um ensino completo que contemple valores essenciais para toda a vida. Separamos alguns materiais produzidos  por nós para que você tenha os melhores conteúdos e referências na literatura infanto-juvenil ao trabalhar com os seus alunos sobre estas temáticas.

Relacionamentos familiares

A base mais sólida que uma criança pode ter está em casa. A família é a responsável por conceder os primeiros e maiores ensinamentos da vida. Essa relevância deve ser reforçada constantemente nos pequenos, a fim de que entendam a importância do seu lar, de respeitar amar os pais, irmãos , avós, tios e primos. Obras como Família todo mundo tem, A casa de Bruno e Nina e Lar, doce lar! ajudam a mostrar o papel dessa instituição na vida de cada pessoa, as diferenças que cada família pode apresentar e, principalmente, que esse é um presente divino a cada um de nós. 

Valores e cuidados com o outro

Para uma formação completa, é necessário considerar diferentes aspectos nas abordagens com as crianças. O cuidado com o outro é um deles. É necessário mostrar para os pequenos a importância de se entender que eles vivem em sociedade, respeitando sempre o espaço do próximo para uma convivência saudável e construtiva. Para tanto, alguns valores precisam ser esclarecidos e exemplificados. A Série Valores possui seis livros que explicam de forma didática e lúdica a importância da tolerância, amabilidade, coragem, honestidade, obediência e solidariedade, ensinando virtudes que devem nos acompanhar por toda a vida.

Respeito às diferenças

Com experiências de vida ainda limitadas, muitas crianças vivem em bolhas, coexistindo com pessoas similares à elas. Naturalmente, isso constrói uma visão equivocada da realidade, pois temos um mundo plural, com diversos sabores, cores, e culturas que precisam ser entendidos e respeitados. Para mostrar a importância dessas vivências para a criança, há diversas formas lúdicas e exemplificadas dentro do universo que ela já conhece. É essa fórmula que os livros O que seria do branco, se todos gostassem do amarelo?, Amigos, amigos… diferenças à parte!, e Cadê o patinho feio? utilizam para levar lições de respeito, aceitação e celebração das diferenças, dando mais sentido à humanidade em nosso planeta. 

Para conhecer mais sobre os materiais oferecidos pelo Sistema Interativo, basta entrar em nosso site e descobrir todas as soluções completas para a sua escola.

Explore outros conteúdos

A Plataforma de Ensino Digital – Weekly – é uma solução inovadora para o ensino on-line. Proporciona um ambiente virtual de aprendizagem e o acesso a diversos recursos digitais conectados ao Sistema de Ensino Interativo.