Arte transforma, arte desenvolve

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Quando se fala em arte, é impossível desassociá-la da cultura em suas múltiplas expressões. Como manifestação humana, aberta a apreciação, ela possibilita aos indivíduos interpretar o mundo por meio de diferentes linguagens e formas. Como elemento da cultura, ela representa conhecimento sobre história e a importância da tradição. Na escola, a arte tem o poder de transformar perspectivas e desenvolver a criatividade, potencializando a capacidade intelectual, ensinando caminhos de resolução de problemas, desafiando limites ao aumentar o repertório de cada estudante.

Quando o tema é incorporado às práticas pedagógicas, o aluno é levado a pensar fora da caixa, aprimorando tanto pensamento analítico quanto habilidades motoras. A riqueza de trabalhar aspectos da arte no processo educacional está, principalmente, nesta capacidade extraordinária que ela tem de interligar aspectos bastantes díspares do homem enquanto “ser”. Os elementos racionais e afetivos são conectados para a formação de um pensamento amplo, capaz de considerar variáveis diversas na hora de encarar os desafios e dificuldades. Na potencialização do sensório, há automaticamente a evolução da inteligência racional.

Estudos desenvolvidos pela Universidade da Califórnia, revelam que quando crianças se envolvem com atividades artístico-criativas tem seu nível de aprendizado elevado pelo menos 15%, além de demonstrarem grandes chances de se engajarem em trabalhos comunitários ao longo da vida. A arte contribui, desta forma, para o exercício saudável da cidadania. Segundo a pesquisa, atividades escolares com foco nas artes aumentam a empatia e propiciam laços de amizade mais sólidos entre estudantes.

Os processos mais vanguardistas para a inserção multidisciplinar do tema na escola se relacionam a uma mistura de produção, reflexão e apreciação de obras artísticas. A ideia é que o estudante não apenas conheça estas manifestações culturais, mas que também seja capaz de se expressar por meio de diferentes linguagens artísticas. O material do Sistema Interativo possui um amplo conteúdo que contempla estes aspectos e os insere na rotina escolar. Confira algumas dicas para potencializar os conteúdos de nossos materiais junto aos alunos:

  • Intervenções nos espaços comuns da escola: Em uma atividade multidisciplinar, alunos, professores e gestores podem repensar o território da escola. Que tal propor que diferentes disciplinas produzam manifestações artísticas nas áreas externas do prédio escolar? Pintar muros, reorganizando as praças e áreas de lazer da escola pode ser uma boa ideia. Além de deixar a vista de toda escola temáticas interessantes que são trabalhadas por diferentes classes durante as aulas.
  • Organizar oficina de artes: Uma boa sugestão é instalar em algum ambiente escolar um espaço para uma oficina prática de arte. Os cursos, ministrados em diferentes níveis, podem ser aplicados em horários diferentes das aulas, incentivando os alunos de diversas faixas etárias a se integrarem em atividades extra-curriculares. Quem sabe, a participação nas oficinas possa contar pontos extras para os alunos em variadas disciplinas.
  • Festival para exposição artística: A escola pode separar um dia (ou mais) para realizar um evento especial dedicado às artes. Neste momento, alunos das diferentes classes podem apresentar conteúdos das mais diversas áreas de forma artística. Teatro, poesia, painéis, intervenções artísticas, esculturas, tudo pode ser utilizado para falar dos mais variados campos do conhecimento. Esta é uma forma de mostrar, também, que a arte permeia todas as práticas humanas e pode ser produzida em qualquer área de conteúdos.
  • Leve seus alunos em exposições pela cidade: Esta é uma boa ideia para promover a integração de estudantes e ampliar a visão que eles têm sobre arte e mundo. Planeje excursões especiais para locais onde exposições são realizadas. Peça que os alunos façam uma redação ou uma lista de tópicos ou perguntas para refletir sobre o passeio em sala de aula.

Arte muda o mundo e as pessoas. Uma educação integral, para toda a vida, não poderia deixar de buscar conexões entre as variadas ciências e o universo artístico em seu processo. O Sistema Interativo incentiva esta conexão e, através de suas soluções educacionais, procura facilitar este caminho para escolas e professores. Venha conhecer nossos materiais!

Explore outros conteúdos

A Plataforma de Ensino Digital – Weekly – é uma solução inovadora para o ensino on-line. Proporciona um ambiente virtual de aprendizagem e o acesso a diversos recursos digitais conectados ao Sistema de Ensino Interativo.