A escola e o futuro profissional de seus alunos

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Testes e orientações vocacionais são exemplos de apoio que a escola pode oferecer ao seus estudantes

 

Dúvidas borbulham na cabeça de quem está no ensino médio. A principal delas: o que será do futuro? Entre simulados e preparatórios para o vestibular, os adolescentes têm a certeza que desejam ser selecionados para uma boa universidade, mas nem sempre sabem qual carreira seguir. Diante desse dilema, qual o papel da escola e dos educadores?

O ensino básico oferece formação acadêmica, mas sempre objetivamos ir além do esperado e fazer a diferença na vida de todos aqueles que entram em contato com o nosso material. Convidamos as escolas que nos acompanham a fazerem o mesmo com os seus alunos ajudando na resolução de seus dilemas quanto ao futuro.

Para orientar há uma gama de iniciativas que podem e devem ser tomadas pelas escolas. Uma delas tem a ver com a realização de palestras com profissionais de diversas áreas para que eles compartilhem suas vivências no mercado de trabalho e elucidem questões que pairam sobre a cabeça de quem ainda não sabe qual carreira seguir.

Ainda há outra opção de iniciativa, entre as mais recorrentes: testes vocacionais. Eles funcionam a partir de uma listagem de perguntas cujas respostas direcionarão para uma área. O aluno poderá saber, por exemplo, se para ele faz mais sentido seguir pelas humanas ou pelas exatas.

No entanto, o teste vocacional aponta a direção, mas não dá o passo a passo. Cada escola pode desenvolver e aplicar um programa de orientação vocacional a fim de garantir que seus estudantes façam escolhas coerentes e se preparem para desenvolver o melhor de seus potenciais.

Sugerimos essa sequência:

Palestra – Teste – Orientação Vocacional

 

E onde entra o material do Sistema Interativo nessa ordem?

Nosso material tem caráter multidisciplinar. Dessa forma, o estudante tem a chance de entrar em contato com todas as áreas de conhecimento e perceber com quais delas se identifica. Os professores devem estar atentos ao desenvolvimento e à performance de seus alunos em cada uma das disciplinas a fim de captar potenciais e estimular, quem sabe, uma carreira.

Com o nosso material aliado à sequência sugerida acima, as escolas formarão estudantes que saem do ensino médio com a certeza de onde desejam ir, além, é claro, de estar munidos com mapas para os caminhos que precisam seguir para alcançar objetivos. Essa formação ultrapassa o acadêmico e toca o psicológico, o emocional e o social. Os educadores mais relevantes do nicho educacional entregam tudo isso.

Explore outros conteúdos

A Plataforma de Ensino Digital – Weekly – é uma solução inovadora para o ensino on-line. Proporciona um ambiente virtual de aprendizagem e o acesso a diversos recursos digitais conectados ao Sistema de Ensino Interativo.