As paredes da sala de aula não encerram a experiência de ensino e aprendizagem em seus limites. Por que não continuar aprendendo para além dos espaços escolares? crianças e adolescentes podem potencializar seu conjunto de conhecimentos e habilidades, fortalecendo a base de seu futuro profissional, por meio de atividades extracurriculares.
Para quem não sabe, esta terminologia (atividade extracurricular) compreende algumas ações que são realizadas fora do horário das aulas. Geralmente, envolvem artes, esportes, habilidades motoras, estudo de línguas e até mesmo a robótica pode entrar no jogo. Todo mundo que jogar vai ganhar. Ninguém sai perdendo, nem mesmo a escola.
Por outro lado, a criação de atividades extracurriculares que atendam a variados grupos de estudantes também pode ser uma atividade “extra” de docentes. Os profissionais da educação podem conceber, desenvolver e aplicar essas atividades como formas de complemento ao currículo tradicional costumeiramente oferecido pelas instituições. Com isso, estimulam diversas habilidades dos estudantes e enriquecem a experiência escolar. Entregam uma formação muito além do básico.
As atividades extracurriculares podem ser realizadas em formato de cursos, oficinas, workshops. Podem ser em grupo ou individuais. Podem ser no ambiente da escola ou até mesmo fora dela. Confira dicas de algumas atividades extracurriculares que podem ser altamente enriquecedoras e divertidas:
1- Qual é o time?
Já pensou em juntar as meninas da escola que gostam de futebol para formar um time? Ou quem sabe os caras do basquete para formar uma equipe? Junte essa galera e realize treinos semanais com a intenção de aprimorar a prática de cada um deles. Vale até inscrever o pessoal num campeonato interescolar de sua cidade.
2- The book is on the table
Cursos de idiomas despontam como as atividades extracurriculares mais procuradas, porque agregam muito na formação acadêmica. Expandem o conhecimento, o vocabulário, a comunicação. Posteriormente, a habilidade em falar outra língua se revelará como um grande diferencial no currículo.
3- A vida fica melhor com arte
Atividades artísticas proporcionam experiências de aprendizagem e de expressão. Pode ser na composição de uma música, na pintura de uma tela ou na escrita de uma poesia. Você pode formar uma banda ou dedicar parte do seus dias para escrever. Escolha um tipo de arte que te contemple e crie com todo coração.
4- Clube de leitura
As estatísticas de leitura no Brasil são entristecedoras e as atividades extracurriculares podem ser um bom caminho para modificá-las. Que tal criar um grupo com leitores – ou com aqueles que desejam começar este hábito – que busque inovar e diversificar esta prática? Os encontros podem discutir impressões de leituras comuns previamente combinadas e também gerar verdadeiro incentivo para aumentar a paixão pelo prazer de ler.
Pais, se preocupem em ampliar o universo de seus filhos, suas habilidades e conhecimentos, procurando espaços em que possam realizar atividades extracurriculares. Professores, reservem um tempo para pensar e organizar algumas práticas que podem ser aplicadas fora da sala de aula e que sirvam ao propósito de complementar a formação acadêmica e pessoal de seus alunos. Caros estudantes, que tal investir tempo e esforço em aprender coisas novas em espaços para além da escola? Ficam as dicas! A ideia é aprofundar a experiência estudantil ao máximo.