Entre janeiro e dezembro de 2021, a Amazônia perdeu 10.362 km² de mata nativa. Essa informação vem do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) e aponta para o crescimento de uma destruição incessante do meio-ambiente.
O desmatamento tem consequências planetárias, visto que fomenta a perda da biodiversidade na Terra e acelera o aquecimento global. Houve um tempo em que se falava sobre sofrer as consequências da irresponsabilidade humana no futuro. No entanto, já sentimos na pele o calor dos dias e os veículos informativos já noticiam extinções de espécies, tanto vegetais quanto animais.
Sabemos que a consciência ambiental passa obrigatoriamente pela educação. Ao educar, se ensina modos de preservar, a defesa ao desenvolvimento sustentável e se alerta para os riscos da irresponsabilidade humana.
Disciplinas como biologia e química têm um longo trabalho pela frente e um largo campo de atuação para trazer esse tema à tona durante as aulas. Os professores podem contar com nosso material e seguir o caminho pedagógico que incentivamos: a união entre teoria e prática.
No que tange a prática, temos algumas atividades para sugerir:
1- Ações de reflorestamento pela cidade
A destruição não começou agora. A humanidade destrói há tempos. Para construir cidades, destruímos florestas. Colocamos prédios no lugar de árvores e alguns lugares têm mais cinza do que verde.
Que tal chamar seus alunos e a comunidade ao redor da escola para esverdear o espaço urbano? Proponha uma ação coletiva para a plantação de árvores e engaje o pessoal para acompanhar o crescimento delas.
2- Diálogo com povos originários
Antes da colonização, os povos indígenas viviam aqui e cuidavam da natureza com respeito e carinho. A partir da chegada dos colonizadores, a exploração do meio-ambiente começou e não parou mais.
Os povos originários que sobreviveram ainda resistem e lutam dia após dia para manterem suas vidas e a natureza. Sua escola pode trazê-los ao centro, para escutar sobre suas histórias e vivências, aprendendo com eles sobre a preservação ambiental.
3- Coleta de materiais para reciclagem
O desmatamento é apenas um dos tantos problemas que atingem a natureza. A poluição está entre os ataques que a humanidade faz à natureza e a si mesma. Por isso, precisamos pensar sobre consumo consciente e produção de lixo, levando a sério a ideia de reciclagem.
Não basta distribuir lixeiras coloridas pela escola. Os educadores devem incentivar a coleta seletiva no ambiente familiar também. Faça um mutirão para a colheita, seleção e até mesmo transformação do lixo. Chame os alunos para trazerem de casa e colocarem a mão na massa. Essa atividade os envolverá enquanto os conscientiza.
Um dever nosso
Precisamos trazer a pauta ambiental para o arcabouço da educação. O Sistema Interativo fornece material de apoio. As escolas e a natureza podem contar conosco.