4 segredos para aprimorar a sua aula à distância

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Interatividade, conexão e agilidade são princípios para qualquer estratégia a ser adotada

A modalidade de Educação à Distância, já consolidada no país para o Ensino superior, se tornou a única alternativa para que as escolas continuassem funcionando mesmo diante das restrições impostas pela pandemia. Com isso, os professores que estavam acostumados a ter contato presencial com os alunos todos os dias em sala de aula, precisaram se adaptar e rápido para atender as demandas do ensino mediado por tecnologias on-line.

Os alunos, por sua vez, precisaram se adaptar a uma nova rotina e um jeito diferente de se aprender. Uma maneira mais independente, porém, que exige maior concentração e comprometimento com o processo de aprendizagem. Afinal, é muito mais fácil se dispersar em uma aula online na qual existe a opção de desligar a câmera e o microfone e ficar só ouvindo o conteúdo.

Tais possibilidades da dinâmica virtual tendem a tornar os encontros menos participativos e exigem dos professores ainda mais, pois além de se preocuparem com o conteúdo, precisam pensar em estratégias para que as aulas virtuais sejam mais atrativas e envolventes para os estudantes. Sabendo disso, listamos abaixo algumas dicas que podem ser aplicadas como estratégias para aprimorar suas aulas e manter seus estudantes conectados:

  1. Invista tempo para conhecer os seus alunos: Saber das principais características de suas turmas é o primeiro passo para que você possa escolher as melhores estratégias e estabelecer uma conexão genuína com os estudantes. É esse conhecimento, também, que vai torná-lo apto a saber quando mudar a forma de agir.
  1. Estimule a interação: não é nenhum segredo que a interatividade é a chave do sucesso no mundo virtual. Portanto, pense em maneiras de fazer com que os alunos participem das aulas. Estimule que eles liguem as câmeras em algum momento para que possam se ver; formule questões interessantes que fomentem a discussão e incentive o uso de emoticons no chat. Além de mantê-los envolvidos, pode ser divertido.
  1. Seja criativo, principalmente para escolher os materiais de uso em aula: Saiba que a garotada só não está conectada às redes quando dorme. Portanto, seja criativo e esteja atento aos assuntos mais falados no momento. Estabeleça relações interessantes com a disciplina que você leciona e pronto. Ninguém vai sentir o tempo da aula passar.
  1. Inove nos métodos de avaliação: Novas formas de ensinar exigem novas maneiras de avaliar. Se considerarmos que, o mundo virtual é feito de rapidez e interatividade, uma sugestão interessante é apostar em outras formas de avaliação. Apresentação de seminários, por exemplo, pode ser uma boa escolha. Mas se optar pelo método tradicional, considere fazer quizzes menores e mais rápidos sobre os conteúdos ministrados.

Com tudo isso, o encontro com seus alunos será mais produtivo uma vez que a prática do conhecimento terá maiores estímulos. Esteja aberto a crescer e mudar tantas quantas vezes forem necessárias!

Explore outros conteúdos

A Plataforma de Ensino Digital – Weekly – é uma solução inovadora para o ensino on-line. Proporciona um ambiente virtual de aprendizagem e o acesso a diversos recursos digitais conectados ao Sistema de Ensino Interativo.