Virtudes para um bom professor

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

4 qualidades que todo professor dedicado precisa desenvolver

Ensinar pode ser a profissão mais complexa do mundo, mas é, sem dúvidas, uma das mais essenciais para a sociedade. Na maioria das vezes, para bem ou mal, a atuação de um professor não se restringe a conteúdos específicos ou à sala de aula. Um bom professor tem a capacidade de impactar seus pupilos em aspectos variados e abrangentes da vida. Através da sua prática a educação se transforma em cidadania.

Separamos uma listinha com quatro virtudes que todo professor deve se empenhar em desenvolver. Confira.

  1. Organização

Professores com dificuldade de organizar processos (mentais ou atitudinais), geralmente, tem mais dificuldade de ministrar boas aulas. A classe sente quando o mestre está inseguro quanto à ordem em que os conteúdos devem ser apresentados, ou quando as atividades em sala de aula não parecem respeitar uma ordem lógica. Procure ser disciplinado, organizando em lista os tópicos de cada aula, bem como a ordem em que devem ser aplicados. Praticidade e segurança na hora de propor as atividades ajuda com o bom andamento da aula e facilita o aprendizado dos alunos. Procure sempre manter o domínio da classe com bom humor e firmeza, e fique atento às datas estipuladas. Desta forma, você conseguirá ser efetivo enquanto professor e seus conteúdos serão absorvidos com mais clareza.

  1. Flexibilidade

Seja flexível! Esta é uma das mais importantes características de profissionais que trabalham se relacionando com pessoas. Cada aluno possui peculiaridades e ritmo específico. Um bom educador consegue identificar a variedade das mentes em sua sala de aula e está disposto a mudar tanto as formas de ensino, quanto cronogramas e estratégias a fim de beneficiar os estudantes. O objetivo da boa aula deve ser, sempre, atingir com sucesso os diferentes tipos de alunos que estão sob sua responsabilidade. Mas lembre-se, ser flexível não significa permitir a indisciplina. A missão de todo professor é conseguir a cooperação dos alunos com paciência, estabilidade e assertividade.  Encare os conflitos com equilíbrio e autoridade. 

  1. Criatividade

No mundo cada vez mais conectado da atualidade, os estímulos a que os alunos estão submetidos são sempre inovadores. Busque transformar suas aulas criando conexões criativas entre as experiências que eles têm fora de sala de aula e os conteúdos que precisam aprender no ambiente escolar. Novos métodos e ferramentas são sempre bons caminhos para produzir um aprendizado mais efetivo. Um bom professor reinventa sua atuação e se mostra aberto à novas ideias e soluções. Também fica antenado com as tendências sociais e midiáticas. Utilizar diferentes dinâmicas, contrastar em equilíbrio teoria e experiência pode minimizar bastante o nível de distração entre os alunos.

  1. Empatia e proatividade

Nunca se esqueça que todo bom professor sabe colocar-se no lugar do outro. Ter empatia e ética na relação com seus alunos é essencial para tornar o ambiente do ensino um lugar agradável e seguro. Preocupar-se com os estudantes para além das questões de sala de aula fornece bagagem adequada para alcançar efetivamente os recantos do aprendizado. Demonstre ser uma pessoa confiável, tanto para os alunos quanto para os pais. Mostre que você também tem vulnerabilidades como todo ser humano. Além disto, exerça sempre a proatividade. Mapeie situações difíceis e soluções possíveis com antecedência, tome a iniciativa de resolver problemas em que sua atuação pode ser benéfica, mesmo quando não solicitado formalmente. Evite gerar conflitos e impasses que podem ser resolvidos ou relevados dentro de sua esfera enquanto professor. Apresente boas ideias e projetos sempre que visualizar benefícios possíveis que eles poderiam trazer à escola.

Ensinar e aprender são processos indissociáveis do crescimento humano. Lembre-se que, embora você seja o professor, também pode (e deve) sempre aprender com seus alunos e gestores. Quando sistematizamos nossa atuação em sala de aula e no ambiente escolar com criatividade e disposição, o ensino é sempre mais efetivo, leve e transformador.

Explore outros conteúdos

A Plataforma de Ensino Digital – Weekly – é uma solução inovadora para o ensino on-line. Proporciona um ambiente virtual de aprendizagem e o acesso a diversos recursos digitais conectados ao Sistema de Ensino Interativo.