Janeiro é um mês esperado pela maioria dos estudantes. Afinal, é tempo de férias de verão, descanso, atividades ao ar livre e, quem sabe, viagens antes de voltar à vida escolar. No entanto, é verdade que nem sempre as famílias podem organizar um longo passeio neste período, ou ainda optar por visitar lugares distantes e interessantes. Ainda assim, saiba que dá para viajar mesmo que estejamos sentados no sofá. É possível entrar em contato com culturas e pessoas diferentes, aprender sobre outras formas de ver o mundo e apreciar lindas paisagens sem sair de casa. Quer conferir?
Aproveite algumas dicas especiais que separamos para que suas férias sejam repletas de lindas viagens, mesmo que sejam feitas no seu conhecido quintal.
1. Histórias de viagem ou culturas
Os livros são uma forma maravilhosa de conhecer o mundo sem sair de casa. Afinal, a literatura tem o poder de transportar aqueles que a abraçam para realidades diferentes. Por meio de personagens e narradores é possível viver aventuras incríveis, ir a locais remotos, viajar no tempo para outras épocas. Alguns títulos podem ser bem interessantes. A dica é que você confira trabalhos como: “Não conta lá em casa”, de André Fran; “Na natureza Selvagem”, de John Krakauer; “O grande bazar ferroviário”, de Paul Theroux; “Um lugar na janela”, de Marta Medeiros; “Diários de bicicleta”, de David Byrne e “Viva México”, de Alexandra Coelho. Estes materiais vão levá-lo à Europa pela primeira vez, à Asia em um passeio de trem, ao México com suas cores e comida, aos lugares mais remotos do Alasca ou, ainda, a cantos inusitados e inacessíveis do mundo.
2. Documentários e séries
Se na leitura, a maior parte da viagem é responsabilidade da imaginação, isto não acontece quando consumimos conteúdos audiovisuais. Ver lugares, ouvir outros idiomas e apreciar paisagens na tela também é uma excelente maneira de viajar sem sair de casa, não é mesmo? E se o produto conta uma história interessante que nos leva a refletir e aprender, isto se torna ainda melhor.
3. Museus e cidades no mundo virtual
Outra forma maravilhosa de viajar é pela tecnologia. Sabia que dá para caminhar virtualmente pelos principais museus do mundo e icônicas cidades com seus pontos turísticos? O aplicativo Expeditions, do Google, permite conhecer lugares como o Monte Evereste (no Nepal), o Coliseu (em Roma), a Muralha da China e até mesmo a lua ou o fundo do mar. E se você é um amante da arte, visitar museus pelo mundo de forma virtual também é possível. Que tal dar uma olhada na Galeria Uffizi (na Florença), no Louvre (em Paris); o Museu do Vaticano ou o Museu Van Gogh (em Amsterdã)? Para este tour à distância é preciso apenas acessar aos sites das instituições e ver tudo em alta resolução por meio de uma tecnologia 360 graus.
4. Podcasts de viagem
Outra dica interessante é acompanhar podcasts de viagem. Você pode fazer isto em qualquer lugar, seja no ônibus, no carro, no seu quarto, na academia, limpando a casa, ou em uma caminhada pelo bairro. Há muitos materiais do gênero nas plataformas de áudio em streaming, tanto em português quanto em outros idiomas. Alguns destes programas se focam em histórias curiosas, outros propõem debates sobre questões culturais e entrevistam pessoas de vários lugares do mundo e há, ainda, os que ajudam a montar roteiros de viagem. Confira “Viajar pra Quê”, “Mochileiros sem pauta”, “Turistanto”, “O nome disto é mundo”; “Papo viagem” ou “Se eu for, eu vou”. Aproveite cada tempinho de suas férias aprendendo sobre outros lugares e se divertindo com boas histórias.
5. Culinária
E claro, comer é uma forma de conhecer o mundo. Certo? A comida é um importante elemento cultural. Se você tiver oportunidade, visite algum restaurante que serve comidas típicas ou tradicionais. Quem sabe, você pode até mesmo usar o serviço de delivery para experimentar novos sabores. Agora, se gosta de cozinhar, esta é uma ótima chance de explorar ingredientes e ideias. Entre no jogo “cozinha do mundo” procurando receitas diferentes na internet, vendo vídeos e tutoriais, comprando livros para, então, tentar reproduzir isto em casa. Você e sua família podem organizar refeições temáticas, imaginando como seria comer em determinado lugar. E o melhor? Você pode acrescentar seu jeitinho aos sabores diferentes e especiais.
Viu só, viajar sem sair de casa é possível e, quem sabe, quase tão divertido quanto seria estar curtindo uma praia tailandesa ou o frio europeu. Viajar muda a gente, amplia nossos horizontes e torna a vida mais feliz. E ainda que nestas férias sua viagem não seja geográfica, desejamos que você possa realizar outras jornadas ricas e satisfatórias. Boas férias!