O professor entra em sala e dá o seu melhor para passar o conteúdo. Quando ele sai, o que acontece? A aplicação do ensino e o rendimento da aprendizagem dependem, em grande parte, do próprio estudante. É para isso que é preciso incentivar o desenvolvimento de uma importante virtude: PROTAGONISMO.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) compreende o protagonismo como elemento fundamental para a constituição dos projetos de vida de todo cidadão. Espera-se que, a partir dele, haja um engajamento do estudante com o conteúdo, aplicando-o ao contexto pessoal e coletivo.
Protagonizar sua jornada acadêmica não tem nada a ver com estrelar um filme ou ser o herói de uma série. Na verdade, tem a ver com o esforço para trazer o conhecimento à vida real.
Existem alguns livros que estimulam o protagonismo e podem ser levados para a sala de aula como literaturas de apoio. São conteúdos que contam histórias de crianças e adolescentes protagonistas. Confira as dicas:
1. Meu primeiro livro sobre dinheiro
Boa parte do protagonismo depende do nosso senso de responsabilidade diante dos compromissos que temos. Uma boa forma de estimular crianças a serem responsáveis consiste em despertá-las para a seriedade e a importância da vida financeira. Conte com esse livro para isso!
2. Um dia no trabalho do papai
Esse título é uma boa dose de vida real! Bia visita o trabalho do pai e vê o conhecimento sendo aplicado na prática a partir de tudo que ele aprendeu na sala de aula. Além disso, ela fica por dentro de órgãos e funções importantes de nossa sociedade.
3. Coleção: Série Descobrindo Fenômenos
Raphael e sua turma saem em busca de fenômenos químicos, físicos e biológicos que aprenderam em sala de aula e os encontram no dia a dia. A criançada vai amar acompanhá-los nas aventuras.
Não desperdice o potencial de seus estudantes e da juventude. A fase infantojuvenil tem muita energia para o protagonismo. Ela só precisa ser canalizada.