No universo da educação, projetos integradores são abordagens pedagógicas que buscam integrar conhecimentos, habilidades e perspectivas de diferentes áreas de estudo ou disciplinas em uma mesma atividade. Neste caso, configuram-se excelentes ferramentas para estimular o intercâmbio dialógico entre conteúdos, promovendo uma aprendizagem significativa aos alunos. A escola desempenha papel fundamental na análise e discussão dos problemas e necessidades da sociedade. Esta tarefa é alcançada por meio de atividades em que os conceitos apreendidos em sala de aula podem ser aplicados e contextualizados em situações da comunidade.
Um projeto integrador objetiva proporcionar uma experiência multidisciplinar de aprendizado. Por meio dele, os estudantes podem focar-se em problemas complexos e explorar competências e conceitos em grupo. Uma das principais características destas atividades é o desafio de trabalhar em equipe, coletando e analisando dados, buscando soluções eficientes. É claro que a utilização deste método pode variar de acordo com a instituição, as turmas envolvidas e as áreas de estudo que serão contempladas. Mas um ponto de partida interessante é sempre pensar em projetos que liguem as diferentes disciplinas por meio de temas transversais. Sustentabilidade, empreendedorismo, tecnologia, voluntariado, são bons exemplos.
Outro aspecto que pode (e deve) ser considerado na contemporaneidade é que estes projetos têm possibilidade de serem realizados tanto no ambiente da escola, quanto em espaços virtuais – sempre com a colaboração de empresas e organizações relacionadas à comunidade escolar. Que benefícios essas iniciativas podem proporcionar aos estudantes e, também, ao corpo docente?
1. Desenvolvimento da liderança e pensamento crítico
A partir de projetos em que é preciso trabalhar conjuntamente e de forma otimizada os estudantes podem desenvolver suas capacidades de delegar e gerenciar atividades, bem como sua capacidade de analisar de forma crítica as informações recebidas para a obtenção de melhores resultados. O acesso a diferentes fontes de informação e perspectivas também colabora para a construção de uma mentalidade mais ampla na hora de abordar diferentes questões.
2. Facilidade de trabalho em equipe e resolução de problemas
Projetos integradores ajudam a desenvolver habilidades colaborativas e inteligência emocional. Desta forma, pelas necessidades apresentadas pela atividade, os estudantes são capazes de compreender os pontos fortes e fracos uns dos outros, utilizando este conhecimento para potencializar os resultados. Entender como o “outro” pode ser mais eficiente e como tornar isto útil para o trabalho é uma das competências mais almejadas no mercado. Profissionais que sabem aplicar estes conhecimentos têm facilidade de resolver problemas complexos.
3. Aplicação prática do conhecimento e engajamento
Projetos com as características mencionadas permitem que estudantes utilizem o conhecimento adquirido em sala de aula em situações do mundo real. Isto torna o aprendizado motivador e prático, concedendo uma melhor compreensão de conceitos, além de experiência que poderá ser mencionada no currículo quando chegar o momento de procurar uma vaga no mercado. Mais que isto, atividades nestes moldes são baseadas em questões desafiadoras, ajudando a despertar curiosidade e espírito investigativo.
4. Estímulo à criatividade e cultura Maker
Na resolução de problemas diferenciados, na pesquisa de questões singulares e organização de processos inovadores, os estudantes têm a possibilidade de potencializar suas habilidades criativas. Além do mais, projetos integradores são abordagens pedagógicas que incentivam a ideia do “faça você mesmo” (maker). Desta forma, a escola oferece um ensino moderno com foco no desenvolvimento integral.
5. Autonomia estudantil e preparação para a vida
Atividades integradoras também concentram ótimo potencial para promover autonomia e responsabilidade no grupo de alunos. Duas das habilidades que devem ser desenvolvidas por solicitação da BNCC são: a autonomia do estudante e suas competências socioemocionais. Por meio de projetos que integrem diferentes campos de estudo é possível construir este espaço em que o estudante é desafiado a tomar decisões, gerenciar o tempo, aprender sobre autorregulação e qualificar os relacionamentos interpessoais. Estas habilidades terão grande impacto na vida futura (pessoal e profissional).
Na hora de pensar em projetos integradores é importante considerar o que pode ser, de fato, relevante ao aluno. Nunca esquecendo que temas contemporâneos transversais são excelentes caminhos para construir atividades que promovam esta interação entre conhecimento e relações interpessoais. Integrar campos distantes como Artes e Matemática não é uma missão impossível. Mais que isto, pode ser o grande diferencial da educação em sua sala de aula ou instituição. Vamos experimentar?