A coleção foi estruturada em trilhas de aprendizado, tendo como base a linha metodológica da resolução de problemas.

Objetivo

Contribuir para o desenvolvimento de habilidades e o aprimoramento de competências que ampliem a proficiência matemática dos alunos.

Por se tratar de um material complementar, cada trilha deve ser trabalhada simultaneamente ao material regular de Matemática da respectiva série.

Embora muitas questões possam ser resolvidas de forma autônoma pelos alunos, a orientação, o acompanhamento e o incentivo do professor são fundamentais para que os objetivos sejam plenamente alcançados.

No início de cada trilha há um código QR que dá acesso a:
  • Descritores SAEB/PAAEB
  • Habilidades da BNCC
  • Objetos de conhecimento
  • Lista de questões resolvidas em videoaulas disponíveis no Portal

Cada trilha é iniciada com o boxe “Check na Trilha”, que apresenta um resumo dos principais conceitos relacionados à temática abordada, funcionando como um ponto de partida e também como uma revisão conceitual.

Após o boxe inicial, apresentamos:

  • Uma situação-problema resolvida, indicada como modelo para que o aluno compreenda o processo de raciocínio envolvido.
  • Uma situação-problema para resolução, que desafia o aluno a aplicar os conhecimentos construídos e desenvolver autonomia intelectual.

Em seguida, apresentamos a seção “Atividades”, contendo: 

  • Questões de múltipla escolha 
  • Questões dissertativas

Cada trilha é encerrada com um desafio que estimula a reflexão, a autonomia e a aplicação dos conceitos trabalhados.

Para avaliação do progresso, serão oferecidos no Portal quatro simulados on-line, um para cada bimestre. A data de aplicação será definida pela coordenação da unidade.

Após a realização dos simulados, serão disponibilizados vídeos com a resolução de todas as questões, permitindo uma retomada reflexiva dos acertos e erros.

Transforme números em oportunidades de sucesso!

Adote essa
estratégia!