Decorar difere substancialmente de memorizar. Na famigerada decoreba, fixamos uma informação por meio de uma exaustivo repeteco sem que haja um processo de análise, crítica e compreensão. Por outro lado, se memorizamos, acionamos nossa consciência para atribuir algum sentido ao conteúdo que está entrando numa relação conosco por um caminho cognitivo.
No processo de ensino e aprendizagem, os educadores e os educandos devem priorizar a memorização em detrimento da decoreba. Afinal de contas, sempre que for preciso llidar com um conteúdo após o primeiro contato com ele, será preciso resgatá-lo na memória.
Os professores recorrem à memória toda vez que explicam fórmulas matemáticas ou contam episódios históricos. Os alunos fazem o mesmo sempre que estão diante de uma prova. Todos precisam lembrar daquilo que aprenderam um dia.
Sabia que há técnicas para isso? Elas dão aquela forcinha para a memória, sempre de acordo com as disciplinas em questão. Conheça algumas delas:
Memorização de Conceitos
Faça mapas mentais, com muitos recursos visuais. Enquanto o produz, as informações vão adentrando em sua memória e, ao finalizar sua produção, você terá um material para contemplar, consultar, estudar, memorizar.
Memorização de de Idiomas
Escreva textos no idioma que você estuda para fazer uso do vocabulário e criar um repertório de palavras em sua memória.
Memorização de Fórmulas Matemáticas
Crie associações entre as letras das fórmulas e outras palavras. Vale até contar histórias para interligá-las.
Memorização de Eventos e Datas
Conte a história por trás dos episódios para alguém e faça paralelos entre as datas em questão com outras datas que fazem sentido na sua vida, como o aniversário da sua mãe, por exemplo.
E lembre-se: quanto mais seu cérebro for estimulado, mais fácil será memorizar conteúdos. Assim como nossos músculos, nossa memória pode ser fortalecida. Exercite-a para guardar informações, enquanto instiga seu cérebro a ser cada vez mais crítico.