Deixar algumas tarefas cotidianas de lado porque parecem chatas ou complicadas é atitude mais comum do que se imagina, principalmente na vida dos estudantes. Embora estes pequenos “atrasos” tendam a ocorrer no cotidiano, quando se tornam constantes, são capazes de agregar inúmeros prejuízos para a vida. Se o comportamento de adiar obrigações é vicioso, combatê-lo é essencial e, às vezes, difícil. Além disto, a prática repetida do “deixar para depois” compromete a qualidade do aprendizado, gerando ansiedade e depressão.
Nada antagoniza mais a produtividade e tranquilidade que o ato de adiar o inevitável. Quando o atraso se torna insustentável, arrependimento e estresse são companheiros fiéis na consumação das tarefas. Para evitar incorrer neste hábito e sofrer de suas consequências é fundamental que estudantes prezem pela organização, planejamento, exercitem disciplina e consciência. Obedecer a uma rotina de tarefas e estudo produz qualidade de aprendizado e tranquilidade de espírito.
Confira algumas dicas para evitar a procrastinação.
1. Organize bem horários e tarefas
Crie e utilize uma lista de tarefas (diárias ou semanais). Se for possível, organize esta lista em uma agenda ou planner (físico ou virtual). Separar as atividades da rotina em dias e horários específicos é muito eficaz, pois evita que o estudante deixe tarefas para realizar no último minuto, inclusive, sendo obrigados a gastar horas de um mesmo dia em uma única atividade atrasada. Se o trabalho é extenso, sua realização pode ser dividida em vários dias, com horários bem definidos para começo e interrupção da tarefa. Quem caminha pouco de forma constante chega mais longe que aquele que precisa correr no último minuto.
2. Evite distrações
O excesso de estímulos externos ao redor, no momento do estudo, pode roubar tempo e foco. Preocupe-se em separar um local tranquilo para estudo, livre de distrações como celular, televisão, música. Desative as notificações do telefone e, se possível, deixe o aparelho em outro local para evitar a tentação das redes sociais. Ao terminar as tarefas estabelecidas sem ceder às distrações o sentimento de dever cumprido será altamente satisfatório.
3. Crie metas realísticas
Para evitar a procrastinação não há como fugir do estabelecimento de metas. Proponha objetivos diários e semanais para todas as demandas que já estão definidas. Trabalhe com uma lista de metas claras e acessíveis. Ou seja, não proponha objetivos que, realisticamente, serão impossíveis de alcançar. Como realizar todas as tarefas em um só dia, ou em poucas horas. Tenha a consciência de seus próprios limites mentais e físicos. Um bom exemplo é separar dias específicos da semana para cada matéria. Isto ajuda a lidar com tarefas que tem grandes chances de ser concluídas no tempo estimado e, ao mesmo tempo, evita a frustração de fracassar no objetivo estabelecido.
4. Desenvolva um sistema de recompensas pessoais
Estudar de forma ininterrupta não é produtivo, saudável ou agradável. Portanto, saiba criar espaços de prazer e contentamento dentro da rotina. Para cada meta concluída você pode selecionar algo que recompense o esforço empreendido. Isto motiva e gera o espaço necessário de respiro para o cérebro. Por exemplo, defina em seu plano semanal que após terminar as tarefas de matemática você poderá assistir um filme, ler um livro, comer algo gostoso ou fazer uma caminhada. Para cada obrigação empreendida, selecione algo que lhe dê prazer e que o ajude a descansar física e mentalmente. Recompensar o esforço é fundamental para manter a disciplina e motivação.
5. Divida as tarefas em partes menores
Não é incomum que os estudantes tentem realizar muitas tarefas ao mesmo tempo. A maioria pensa que assim o trabalho terminará mais cedo. Mas atenção! Isto pode ser um equívoco. Preocupe-se com cada atividade separadamente. Dedique o tempo necessário para realizá-la por completo. O tempo será altamente otimizado desta maneira. Por outro lado, grandes tarefas devem ser divididas em partes menores. Ao reduzir a complexidade e volume das ações em cada etapa a conclusão da atividade será menos desgastante e acontecerá de forma efetiva. Lembre-se do velho ditado: “de grão em grão a galinha enche o papo”.
E lembre-se: há tempo para tudo no mundo. Tempo de estudo e, também, tempo de descanso. Preocupe-se em organizar o dia para que as atividades escolares aconteçam, mas sem exagerar na dose. É preciso separar momentos de pausa. Se você realizar um pouco todo dia, ao fim da semana tudo será feito com qualidade e no prazo correto. Além disto, haverá tempo para relaxar e se divertir. Que sua jornada escolar seja mais produtiva e otimizada a cada dia!