Foco e concentração no ano letivo

Confira dicas para melhorar sua produtividade e organizar tempo e energia

Compartilhe este post

Muitas de nossas atividades diárias exigem boa dose de concentração. Sem isso, fica difícil manter o raciocínio funcionando, ter foco em meio às distrações. O desânimo toma conta e as chances de manter compromissos com qualidade caem. No fim das contas, o prejuízo é a baixa produtividade. Nos estudos, potencializar a concentração é fundamental. No entanto, com as distrações digitais e a rotina veloz este pode ser um grande desafio ao rendimento escolar. É possível, com algumas estratégias, aprimorar a capacidade de atenção e maximizar aprendizado. Quer conferir?

1. Dormir bem

Pesquisas revelam que quando deixamos de dormir a quantidade de sono que o corpo precisa, ou mesmo a que estamos acostumados, o rendimento cai. Perder 15 minutos de sono importa. Portanto, cuide bem de sua rotina de sono. Antes de se deitar, desligue as preocupações e fique longe das telas. Ambos podem influenciar a qualidade do sono. Também se preocupe em ter um local agradável para esta atividade. Boa temperatura, iluminação controlada, travesseiros adequados e um colchão confortável. O tempo de sono deve estar de acordo com as recomendações para sua idade e se a região e que vive é muito barulhenta, experimente utilizar um protetor auricular.

2. Atividades físicas

Preguiça e procrastinação são elementos que interferem grandemente na concentração. Uma das formas de espantar estes comportamentos e praticando exercícios físicos. Se você separar apenas 30 minutos do dia para isto, seja uma caminhada ou exercícios no quintal, por exemplo, estará ganhando disposição para outras atividades. Exercitar o corpo alivia ansiedade e estresses, previne doenças físicas e mentais, melhora a postura e ajuda na qualidade do sono. E claro, tudo isto contribui para aumentar sua concentração. No entanto, seja equilibrado. Nada de exagerar na atividade física.

3. Estabeleça local e horário de estudo

O local utilizado para estudo diário, em casa, também contribui grandemente na potencialização do foco e concentração. Escolha um lugar tranquilo, iluminado e organizado. Tenha segurança de ter todos os materiais necessários ao alcance, isto evita interrupções. Mantenha o lugar limpo e sem distrações de aparelhos eletrônicos desnecessários ao estudo. Sistematize, também, um horário específico para dedicar-se a isso. Siga o plano rigorosamente, pois nosso cérebro se acostuma bem à repetição e um hábito criado modifica a vida.

4. Alimentação saudável

Aquilo que comemos durante o dia tem relação direta com nossa capacidade de concentração. A opção por refeições pesadas, ultraprocessadas, ou cheias de açucares estamos criando dificuldades para o corpo e diminuindo as energias disponíveis para o cérebro. No entanto, a escolha por refeições mais leves, com nutrientes balanceados, porções equilibradas, permite que nosso corpo distribua de forma adequada os recursos. Além disto, alguns alimentos potencializam o trabalho cerebral. Caso de frutas vermelhas, folhas escuras, amendoim, etc. Não se esqueça de beber bastante água.

5. Evite multitarefas

Mesmo que realizar mil coisas ao mesmo tempo te dê a sensação de estar sendo produtivo, lembre-se que isto geralmente diminui a eficiência e dificulta a concentração. Portanto, realize uma tarefa de cada vez. Sem preocupar-se com o que será feito depois. Desta forma é possível imergir profundamente no conteúdo estudado, compreendendo e apreendendo melhor aquilo que está sob investigação.

6. Fuja das distrações

Ainda que as tecnologias tenham facilitado a vida é preciso tomar cuidado. Ao mesmo tempo que as ferramentas ajudam elas podem se tornar distrações. Ficar conectado todo tempo à tela do celular, checando notificações ou redes sociais atrapalha as demais atividades. Quando nos damos conta, minutos e horas preciosas se foram. A televisão, sites abertos no navegador, aplicativos de celular, tudo isto se apropria de tempo que poderia estar sendo utilizado de forma mais útil. Enquanto estiver estudando, desligue-se destas coisas.

7. Cuide da saúde mental

Se for tomado por sentimentos difíceis, como a ansiedade, angústia, sensação de impotência ou insuficiência não tenha medo de procurar ajuda. Conversar com um terapeuta para entender o que se passa em seu interior e achar caminhos para mudar a situação fortalecerão suas capacidades de manter o foco e a concentração.

Para além de todas estas coisas é possível utilizar algumas técnicas direcionadas. Confira:

1. Pomodoro

A técnica Pomodoro consiste em uma estratégia de gerenciamento de tempo que ajuda a melhorar a concentração. Divida o tempo de estudos em intervalos de 25 minutos. Cada um destes períodos é chamado de “pomodoro”. Depois de estudar por um período, tire 5 minutos de pausa. E assim que realizar quatro pomodoros, faça um intervalo mais longo, de 15 ou 30 minutos. A técnica ajuda a manter o cérebro funcional, pois trabalhamos melhor em blocos de tempo mais curtos e pausas regulares. Isto o ajudará a manter o foco.

2. Rescue Time e Offtime

Outro recurso interessante é o uso de aplicativos que ajudam a entender como gastamos o tempo no ambiente virtual. O Rescue Time pode ser instalado no computador e fornece relatórios completos a respeito de onde passamos nosso tempo online. Desta forma, dá pra controlar o tempo de acesso a trivialidades e potencializar o tempo em conteúdos educativos. Já o Offtime realiza a mesma função no smartfone. Com estas ferramentas, é possível realizar um movimento ativo a fim de melhorar a concentração nas atividades estudantis.

Acima de tudo, lembre-se que a motivação é um fator fundamental para a concentração. Foque-se nos objetivos a longo prazo e nas metas que deseja atingir através da rotina de estudos. Busque inspiração em pessoas que admira e que demonstram bom gerenciamento do tempo. Nem sempre, manter o foco durante o ano inteiro é fácil. Mas ao criar hábitos saudáveis e direcionados isto pode acontecer de forma mais natural. Não é difícil criar uma rotina otimizada e, com isto, garantir sucesso na empreitada acadêmica. Sucesso!

Explore outros conteúdos

A Plataforma de Ensino Digital – Weekly – é uma solução inovadora para o ensino on-line. Proporciona um ambiente virtual de aprendizagem e o acesso a diversos recursos digitais conectados ao Sistema de Ensino Interativo.