Que estudante nunca sonhou em viajar, conhecer outra cultura, aprender um novo idioma, fazer novas amizades? Estudar em outro país pode ser uma oportunidade para realizar estes sonhos. Mas será que vale a pena? Ainda mais em tempos em que a economia não está tão favorável? E em termos de aprendizado, é possível, realmente, ter ganhos?
Um intercâmbio, principalmente durante o Ensino Médio, envolve muitas variáveis. Quando esta opção é cogitada, fundamental ao estudante é descobrir o tipo de resultados que deseja extrair da experiência. Aprender uma nova língua? Experimentar outra cultura e desenvolver habilidades relacionais? Amealhar experiência em algum campo de trabalho? É preciso ter em conta que fazer um intercâmbio enriquece a vida, mas nem tudo “são flores”. Enfrentar um novo mundo e costumes pode ser bastante assustador. Além do mais, é imprescindível se perguntar: o tempo definido para esta experiência será compatível com os ganhos esperados?
Apesar de tudo, realizar um intercâmbio pode trazer benefícios interessantes para a vida dos estudantes e suas carreiras futuras. Confira alguns:
1. Crescimento pessoal
Acesso e vivência em uma cultura diferente é algo que não tem preço. Aprender como pessoas de realidades distantes pensam, se comportam, o que comem, como aprendem ou trabalham muda, inteiramente, nossa perspectiva de mundo. O crescimento pessoal adquirido não pode ser mensurado de forma matemática, mas certamente seus frutos se tornarão visíveis quando, naturalmente, encararmos situações cotidianas a partir de novos ângulos, ou decidirmos solucionar problemas de formas pouco tradicionais. Isto demonstra que nossos horizontes foram ampliados a partir da inserção de novas visões sobre a vida.
2. Domínio de um segundo idioma
Na contemporaneidade, dominar mais de um idioma é fundamental para potencializar a carreira. Esta é, sem dúvida, uma competência capaz de abrir muitas portas. Além do mais, este tipo de aprendizado melhora a cognição, amplia a capacidade de resolução de problemas, aumenta o networking e potencializa os espaços de atuação de um profissional para além das fronteiras. Uma nova língua é, também, um novo mundo de perspectivas e experiências.
3. Acesso a novas formas de ensino
Um dos ganhos de fazer um intercâmbio é a possibilidade de entrar em contato com formas diferentes de ensino-aprendizagem. Não raro, cada país tem um padrão diferente de educação – que não implica em termos como “melhor” ou “pior” – e sistematiza os processos a partir de outras variáveis. Aprender a “aprender” de um novo jeito abre a mente e pode potencializar aspectos de retenção e compreensão.
4. Autonomia
Fazer um intercâmbio também é um grande exercício de autonomia. Afinal, é preciso movimentar-se e interagir em um país estrangeiro, comunicar-se em outro idioma, aprender novas formas de comportar-se, bem como de se relacionar. Embora estes processos tragam consigo certas dificuldades, também servem para incentivar a proatividade e a tomada de decisões inteligentes.
5. Experiência internacional
Alguns programas de intercâmbio oferecem oportunidade que incluem estudo e trabalho fora do país. Geralmente, são atividades simples, que devem ocupar poucas horas diárias da vida do estudante, mas que serão fundamentais para sua adaptação no país e o aprendizado da língua. Além do mais, neste caso, sua experiência profissional também é acrescida. Trazer isto para o currículo ainda na fase escolar pode tornar a carreira futura mais promissora. Inclusive, para os que desejam realizar uma graduação ou pós-graduação fora do país, posteriormente, isto potencializará as chances.
Não é possível deixar de considerar que um intercâmbio não pode ser realizado com poucos gastos, infelizmente. Portanto, apesar de todas as vantagens da experiência é preciso, antes de tudo, considerar se esta é uma possibilidade financeiramente viável. Afinal, planejamento é indispensável.
Por outro lado, uma experiência no exterior, em qualquer momento da vida, transforma a jornada. Se ela ocorre durante o Ensino Médio, o tempo para aproveitar os ganhos será ainda maior. Portanto, é sempre válido lembrar do ditado: “uma mente expandida, por qualquer coisa, jamais voltará ao tamanho anterior”. E aí, vai experimentar?