Sistema Interativo trabalha competências fundamentais para desenvolvimento completo do estudante em todos os níveis da educação básica
A Língua Portuguesa é uma das maiores heranças coloniais. Fundamental para a comunicação e extremamente relevante para uma formação básica dos estudantes do país. Infelizmente o Brasil apresenta um déficit preocupante no ensino da disciplina.
Um levantamento divulgado pelo QEdu (fundação que trabalha otimizadamente dados educacionais para auxiliar gestores, diretores, professores nas melhores escolhas para a educação), mostra que apenas 31% dos alunos formados no Ensino Médio têm proficiência em Língua Portuguesa, e 69% apresentam dificuldades de interpretação. Ou seja: leem, mas não entendem o que estão lendo. Problema que acarreta inúmeras outras dificuldades, já que avaliações como o Enem, por exemplo, exigem do aluno uma grande capacidade de interpretação de conteúdo.
Frente a essa realidade, o Sistema Interativo desenvolve os estudantes em diferentes níveis de contato e habilidades para o estabelecimento de um domínio pleno da Língua Portuguesa, que começa desde a tenra idade com o incentivo à leitura. Nos primeiros anos do Ensino Fundamental, o projeto Ler é uma Aventura desempenha esse papel. A proposta contribui para a formação de alunos leitores críticos e participativos, capazes de interagir em sua realidade na condição de cidadãos conscientes.
Para os anos finais do Ensino Fundamental, o programa tem continuidade por meio do Ler é Uma Descoberta, que desenvolve a competência leitora dos alunos e estimula o prazer pela leitura e interpretação. Dessa forma, ampliam-se possibilidades de participar na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
No Ensino Médio, o trabalho é totalmente focado na potencialização de habilidades que circundam áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. O Sistema Interativo oferece material que promove o desenvolvimento da reflexão e do pensamento crítico por meio do estudo da Língua Portuguesa (com eixos voltados para o texto e a gramática), com incentivo a produção textual constante para um aprimoramento também da referida competência, tão necessária para alcançar bons resultados no Enem e outros vestibulares.
Tudo isso possibilita um aprendizado completo e significativo para um preparo realmente sólido visando o ingresso em renomadas faculdades e também nas melhores vagas oferecidas pelo mercado de trabalho.