Ensinar não precisa ser um peso

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Sim, é possível construir uma rotina mais leve de trabalho. Para isso, preparamos 4 dicas. Confira!

Quantas vezes você já ouviu de alguém: “nossa, mas você só dá aula?” Ou, quantas vezes você já disse isso? Pode admitir! Essa colocação revela no mínimo a falta de conhecimento sobre a profissão do professor. Não, ser professor não é só dar aula. É fazer reuniões online, elaborar planos de ensino, desenvolver pesquisas científicas nas suas áreas de atuação, orientar trabalhos de conclusão de curso e de pós-graduação, dar aulas, corrigir trabalhos, lançar notas, atender pais e alunos, e a lista não para por aí. Não é por acaso que lecionar está entre as atividades mais desgastantes.

A demanda de trabalho que já era grande, com a chegada da pandemia e a possibilidade de trabalhar em casa, triplicou. Se não, trouxe a quase todos essa sensação. Além da grande demanda de trabalho, os professores, neste tempo, se veem obrigados a manterem produtividade ao mesmo tempo que lidam com a sobrecarga emocional trazida pela pandemia. A soma desses fatores não poderia ser diferente. Um levantamento realizado pela organização de educação Nova Escola apontou que 72% dos profissionais da escola (gestores e professores), como consequência da sobrecarga, estão enfrentando doenças emocionais. Ansiedade e depressão estão entre as mais comuns.

Mesmo diante dessa realidade, é possível prevenir o aparecimento de tais doenças e, caso você já tenha que lidar com alguma delas, dá para ter qualidade de vida, apesar de tudo. Pensando nisso, listamos alguns hábitos que podem tornar a rotina mais leve. O resultado? Uma vida mais tranquila, saudável e feliz.

 

  1. Gerencie bem o seu tempo: Mais do que preparar listas e estabelecer horários para a realização de tarefas, você deve ter um horário para começar a trabalhar e, mais importante, para parar as atividades. Faça o possível para cumprir seus horários e caso não dê tempo de fazer tudo, escreva lembretes para o dia seguinte.

 

  1. Tenha prioridades: Ao fazer isso, você vai admitir que não há tempo para fazer tudo e não há problema nenhum nisso. Prioridades ajudam a gerenciar o tempo e dão clareza a respeito do que é importante para o dia e até para a vida. Esse é o primeiro passo para aprender a dizer “não”, habilidade essencial para quem deseja ter a vida que sonhou.

 

  1. Faça exercícios físicos: Incorpore na sua rotina um exercício físico que te dê prazer. Uma hora de caminhada antes de começar as atividades do dia ou depois de encerrar o expediente pode ser excelente para arejar a cabeça. Isso vai impactar até mesmo na sua produtividade. Uma hora é muito tempo? Comece com 30 minutos. Sinta os benefícios de cuidar de você e do seu corpo.

 

  1. Faça terapia: O cuidado da mente é tão importante quanto o cuidado com o corpo. Acredite, se sua mente não estiver saudável, nada mais estará. Por isso, não tenha receio de procurar um profissional que possa te escutar. Um bom psicólogo é essencial para desenvolver o autoconhecimento e ajudar a lidar com os desafios do dia a dia.

 

Lembre-se, a missão que você escolheu não é leve, mas, não precisa ser insuportável. Comece hoje mesmo a construir uma vida mais saudável. Com isso, tudo vai ficar melhor!

Explore outros conteúdos

A Plataforma de Ensino Digital – Weekly – é uma solução inovadora para o ensino on-line. Proporciona um ambiente virtual de aprendizagem e o acesso a diversos recursos digitais conectados ao Sistema de Ensino Interativo.