O conhecimento nunca esteve restrito à sala de aula. Bem antes de se sentar em uma carteira da escola, as crianças conhecem o mundo que as cerca através da exploração. Gostam de mexer nas coisas, são fascinadas pelos detalhes e testam os limites do próprio corpo e dos relacionamentos interpessoais nas quais estão envolvidas. Além disso, são capazes de observar e reproduzir com maestria o comportamento daqueles que elas elegem como modelo.
Toda esta energia e vivacidade das crianças pode ser muito útil no processo de aprendizado regular da escola, principalmente se o professor estiver disposto a oferecer-lhes a oportunidade de ter experiências fora da sala de aula, em contato com a natureza. Por causa da curiosidade natural que lhes é própria, um simples encontro com um jardim, uma horta, um bosque ou em um zoológico, é benéfico e enriquecedor. No entanto, se o professor for intencional ao dirigir atividades pedagógicas nestes ambientes, a experiência se tornará ainda mais marcante.
Na hora de planejar, o primeiro passo é traçar os objetivos a serem alcançados, sempre considerando a faixa etária dos alunos. Quanto mais velhas forem as crianças, mais complexas podem ser as atividades. Professores e pais ou responsáveis devem ser guias dos pequenos, dando-lhes informações relevantes à medida que demonstrarem interesse por algum animal ou característica da natureza. Trata-se de uma maneira mais livre de conduzir esses momentos de aprendizado no mundo exterior.
Outra forma é dirigir atividades por temas. Antes de sair de casa ou da escola, pode-se dizer às crianças: “hoje nós vamos ao zoológico aprender sobre os pássaros”; ou “vamos à horta da escola cultivar e colher as raízes”. Com esse tipo de preparação prévia, o educador consegue direcionar o olhar das crianças para algo específico, podendo somar ainda mais ao conteúdo programático da escola. Um passeio em contato com a natureza pode servir de revisão para materiais já vistos em sala de aula.
Em momentos de interação com o mundo natural, a presença de mais de uma turma é uma boa estratégia. O contato entre crianças de diferentes idades é excelente para proporcionar a troca de experiências e informações, além do aprimoramento das habilidades interpessoais, incentivando o respeito, a empatia e a amizade entre os alunos.
Agregando-se a todos estes benefícios, ainda é preciso destacar que o contato com a natureza é uma ótima oportunidade de fortalecer nos alunos o senso de responsabilidade ambiental. Eles aprendem desde pequenos sobre a importância do cuidado com a fauna, a flora, bem como sobre o uso responsável dos recursos naturais.
Dar aulas ao ar livre é uma bela forma de cultivar no coração dos alunos, a paixão pelo conhecimento que vem da prática e apresentar-lhes o mundo como uma fonte inesgotável e fascinante para novas descobertas.