Livros são portais de conhecimento e, portanto, devemos nos engajar para que o acesso a eles seja democratizado. Além de ser uma responsabilidade pública, podemos mobilizar a comunidade que nos cerca fazendo nossa parte para que a leitura alcance mais gente a partir de nós. Compartilhar materiais e o hábito da leitura com grupos em que convivemos pode fortalecer grandemente as relações. Além disso, criamos espaços ricos de troca e aumento de informação e crescimento pessoal. Mas como fazer algo do gênero?
Uma das iniciativas que possibilita esta iniciativa é a organização de uma campanha para arrecadação e doação de livros. Ainda que existam aqueles “ciumentos” com livros, convencer a comunidade a entrar em uma rede colaborativa de compartilhamento de materiais é uma experiência em cadeia. Ao convencer alguém a participar da ideia, esta atitude se espalha permitindo que muitos se engajem no projeto. Seja por curiosidade, seja por companheirismo e claro, pelo prazer de construir pontos em comum. Arte e conhecimento foram feitos para serem compartilhados.
Que tal ir até sua biblioteca (seja ela de que tamanho for) e separar alguns títulos para doar? Vale até aqueles cujas páginas estão grifadas. As pessoas vão adorar saber quais são suas partes preferidas e ficar por dentro de suas observações. Para organizar a campanha de doação de livros a fim de que seus amigos também participem, siga as instruções:
1- Converse com o diretor e os professores de sua escola para que seja algo organizado e validado pela escola. Isso dará visibilidade e credibilidade para o projeto aumentando as proporções da iniciativa.
2- Reserve um local para a coleta de doações. Pode ser um local na própria escola ou um ponto conhecido pela comunidade no entorno da instituição. Assim, além de envolver os alunos, todos que vivem ao redor poderão participar.
3- Divulgue a campanha nas redes sociais, informando sobre o local de arrecadação, entre outras informações. Opte por posts leves, com dicas e curiosidades. Isso aumenta o interesse e o compartilhamento da postagem.
4- Escolha uma instituição ou um grupo de pessoas para receberem as doações. Isto precisa ficar claro na sua campanha. Uma outra ideia interessante é, juntamente com a comunidade, separar um lugar público nas proximidades onde o acervo doado ficará.
Na versão mais simples, que tal fazer uma biblioteca compartilhada? Reserve uma estante da sua escola para que livros sejam depositados e coletados por quem tiver o interesse de lê-los.
Outra possibilidade consiste em organizar um clube do livro. Além da doação, vocês sentam para conversar sobre as leituras, compartilhando impressões e fomentando reflexões em torno do tema.
Seja um jovem ativo com sua comunidade e engaje-a com uma ação que pode verdadeiramente transformar a todos: a leitura. Doe seus livros com a certeza de que eles impactarão os olhos e os pensamentos de quem tiver contato com eles.