Apresentação
A coleção tem por objetivo estudar ciência levando em conta sua construção como elemento/ferramenta. Apresenta os conteúdos de modo que se percebam as constantes mudanças pelas quais a ciência tem passado. Dessa forma serão abertos espaços para o debate e a análise de paradigmas, sobre os quais se constrói o conhecimento científico.
O processo deverá ser contínuo e socializante, pois dependerá da pesquisa, do debate, de mudanças de opinião e do registro das novas descobertas.
A coleção aborda as ideias do criacionismo e do evolucionismo por meio de método científico, auxiliando na vivência das implicações sociais da ciência.
Estrutura Pedagógica
A coleção têm 4 volumes e está organizada em unidades temáticas. A estrutura da obra é idealizada com objetivo de oferecer total flexibilidade ao professor.
Além do texto principal, são apresentadas informações nos boxes, que complementam o assunto e tornam o estudo interessante. As atividades foram idealizadas para ser realizadas durante o estudo do texto e apresentam-se em níveis variados.
Ao final de cada capítulo temos a seção Praticando Ciências que propõe experiências para ser realizadas, preferencialmente, em sala de aula.
Cada Unidade propõe a realização de um projeto interdisciplinar com o objetivo de solucionar um problema, praticar o método científico e promover o desenvolvimento do cidadão consciente e participativo.
Autores
Cláudio Romero Leal
- Graduado em Ciências e Matemática pela Uniesp – São Paulo – SP
- Graduado em Teologia pelo Unasp – Engenheiro Coelho – SP
- Especialista em Ecologia e Meio Ambiente pela Unicamp – Campinas – SP
- Mestre em Teologia pelo Unasp – Engenheiro Coelho – SP
- Doutorando em Teologia pelo Unasp – Engenheiro Coelho – SP
Márcio Fraiberg Machado
- Graduado em História pela UFSC – Florianópolis – SC
- Graduado em Ciências Biológicas pela Unoeste – Presidente Prudente – SP
- Especialista em Biotecnologia pela Ufla – Lavras – MG
- Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela PUC – Porto Alegre – RS
- Doutorando em Educação pela PUC – Porto Alegre – RS
Nair Elias dos Santos Ebling
- Graduada em História Natural/Genética pela FFCL – São José do Rio Preto – SP
- Graduada em Educação/Supervisão Escolar pela Unaerp – Ribeirão Preto – SP
Arquivos
Ciências 7º ano – Coleção Interativa