Nos últimos anos, sistemas educacionais têm procurado garantir ao grupo de alunos sob sua responsabilidade uma formação integral. Uma das medidas, defendidas pelo Ministério da Educação (MEC) para a efetivação deste projeto, é a inserção dos chamados “temas contemporâneos transversais” nos planos pedagógicos e no planejamento escolar. Assuntos como saúde, meio ambiente, consumo, cultura, ética, trabalho e pluralidade estão entre os temas sugeridos. Cada escola tem a liberdade de incluir o que considera relevante, inclusive inserindo outras temáticas, na hora de pensar como o ensino será realizado durante o ano escolar.
Os temas transversais devem ser trabalhados em toda a Educação básica, e é interessante entender que não se relacionam, de forma específica, a nenhum componente curricular. O objetivo é utilizar o assunto para potencializar diferentes aprendizados, intercambiando áreas e conhecimentos, a fim de contribuir para uma formação mais rica dos estudantes. Os assuntos sugeridos tentam dar conta de uma compreensão mais ampla da vida cotidiana, trabalhando aspectos de responsabilidade, direitos e construção da realidade social. A transversalidade está na possibilidade de atravessamento entre todos os componentes curriculares e à dimensão didático-pedagógica dos temas.
Embora muitos destes temas já sejam, inicialmente, trabalhados em casa, é na escola que os conceitos e valores propostos ganham reforço contínuo, permitindo que os jovens internalizem aprendizados e cresçam como cidadãos. No ambiente escolar, é possível aplicar de forma ampla estes conhecimentos para contextos sociais e educacionais. Um verdadeiro aprendizado significativo. A CPB Educacional disponibiliza conjuntos de materiais específicos para ajudar escolas a desenvolver temas transversais em sala de aula. Confira algumas dicas de aplicação e conteúdos que podem ajudar no ensino.
1. Ética: Ações que ajudam o estudante a se colocar no lugar do outro são fundamentais para lidar com a questão da ética, respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo. Gestores e professores podem organizar mesas de debate, estudo de casos, experiências de voluntariado na comunidade, entre outras coisas. Para trabalhar a temática, uma boa ideia é utilizar os conteúdos disponíveis na série “Valores” e nos livros “Lápis cor de pele”, “Coisas que machucam por dentro e por fora” e “Dá cabeça aos pés”.
2. Saúde: A importância da qualidade de vida e bem-estar é tema que pode ser explorado por diversos componentes curriculares. Ajudar a internalizar hábitos de vida mais saudáveis transforma o ambiente e o aprendizado. A escola pode promover feiras e oficinas que apresentem dicas de como modificar a rotina diária em prol de benefícios à saúde, incentivar e promover cursos de culinária que lidem alimentos diferentes e ricos em nutrientes ensinando formas de inseri-los na alimentação cotidiana e até explorar elementos medicinais da comida em projetos bem como planos diários de atividades físicas em comunidade. Para trabalhar os temas na escola, uma dica é acessar aos conteúdos presentes na série “Gincana da Saúde”.
3. Meio ambiente: Toda instituição deve preocupar-se com o ensino dos ciclos da natureza, manejo e conservação ambiental, modos de vida sustentáveis e colaborativos. Conscientizar é o primeiro caminho para a transformação e, aprender a preservar recursos naturais, é importante. A escola pode promover uma feira de ciências, por exemplo, que tenha este tema como central. Incentivando alunos a realizarem experiências e apresentarem conhecimentos que consideram importantes para o campo. O assunto também pode ser trabalhado a partir de materiais como “Planeta eu e você”, “Como era doce o meu rio” e “Te quero verde”.
4. Educação financeira: Dinheiro faz parte da vida e aprender a utilizar e administrar este bem é essencial. A educação financeira, como tema transversal, pode render variados projetos que cruzem diferentes disciplinas da grade escolar. Arrecadar e gerenciar fundos para projetos comunitários, desenvolver planilhas para administrar a mesada, ou ainda identificar formas de economizar com qualidade e sustentabilidade são boas atividades na abordagem do assunto. Escolas e pais também podem ter acesso ao conjunto de livros desenvolvido sobre o tema pela CPB. A série “Coisas de Valor” apresenta um rico material sobre o tema.
5. Educação para o trânsito: Mobilidade urbana e comportamentos no trânsito também são assuntos que fazem parte do cotidiano. Como temas transversais, representam importantes aportes à educação e podem ser trabalhados em diferentes áreas do conhecimento. Além disto, conversam com outros assuntos fundamentais, como a ética e o meio ambiente. A escola pode promover cursos com profissionais dos departamentos de trânsito, ou incentivar a criação de iniciativas desenvolvidas por alunos que ajudem a melhorar este aspecto no dia-a-dia da comunidade. Para potencializar o aprendizado, a coleção “Sinal aberto” é uma excelente aliada.
Por fim, mas não menos importante, é bom lembrar que recursos tecnológicos também auxiliam neste trabalho. Ainda mais quando o grupo de alunos desta geração está altamente familiarizado com estas ferramentas. A criação de fóruns online, por exemplo, é um ótimo exemplo de como debater temas transversais tratados em sala de aula. O recurso permite a troca de informação, a interação e compartilhamento de materiais diversos que, qualquer aluno, pode agregar ao espaço de diálogo. As redes sociais também podem ser aliadas. A partir delas a comunicação pode ser mais divertida e, inclusive, espaço para reflexão sobre ética no ambiente online.
Que tal empreender em iniciativas que modifiquem a perspectiva do aluno sobre a vida e o conhecimento adquirido em sala de aula? Investir em projetos que trabalhem temas transversais pode ser a melhor escolha e diferencial de sua escola!