Todos que vivenciam a fase escolar já sentiram, em algum momento, que estudar pode ser um processo “chato”, certo? As vezes, depois de ler muito ou realizar uma sequência complexa de exercícios o estudante sente que tudo “sumiu” da cabeça. Embora isto seja uma reação perfeitamente normal, a boa notícia é que existem maneiras divertidas e eficazes para aprender. Nem tudo precisa resumir-se a processos mecânicos e entediantes. Quer conferir?
Cada pessoa tem um jeito de aprender melhor. Alguns são mais visuais (aprendem vendo), outros são auditivos (aprendem ouvindo) e há quem seja cinestésico (aprende fazendo e se movimentando). O segredo é descobrir qual é o seu estilo e usar técnicas que combinem com você!
1. Use mapas mentais
Os mapas mentais são como desenhos que conectam informações. Imaginem uma árvore: no centro fica o tema principal (o tronco), e os galhos são os subtemas que se espalham ao redor. Uma boa forma de fazer algo do tipo e pegar uma folha em branco e escrever o assunto principal no centro. Na sequência, desenhe linhas que saiam da palavra-chave ligando-a a subtemas importantes. Use cores diferentes para cada “galho”. Você pode, também, adicionar pequenos desenhos, símbolos e até emojis. Conecte ideias relacionadas aos subtópicos com linhas menores.
2. Flashcards
Este método consiste em produzir pequenos cartões com uma pergunta em um dos lados e a resposta no verso. É uma forma perfeita de memorizar dados importantes. Na hora de redigir seus cartões lembre-se de fazer perguntas claras e diretas, use nas respostas suas próprias palavras. Inclua desenhos quando for possível. Lembre-se, também, de revisar constantemente seu material. Você pode separar as cartas em pilhas diferentes que representem seu estágio de aprendizagem. Por exemplo: “conteúdos já aprendidos”, “conteúdos para revisar”, “conteúdos em aprendizagem”. Uma boa ideia é criar flashcards digitais no celular, usando aplicativos gratuitos. Desta forma, você pode estudar em qualquer lugar!
3. Aprenda com música
A música é uma ferramenta poderosa para a memória! Você se lembra como é fácil decorar letras de canções? Use isso a seu favor. Crie paródias com músicas famosas que abordem o conteúdo da disciplina. Invente ritmos e rimas para decorar fórmulas ou listas. Estude ouvindo música instrumental, isso pode ajudar a manter concentração. Quem sabe, vale a penas gravar sua própria explicação da matéria em forma de música.
4. Jogos interativos
Transformar o estudo em jogo é uma das formas mais eficazes de aprender! Quando nos divertimos, nosso cérebro presta mais atenção e guarda melhor as informações. Você pode fazer um “quiz em família”, criando perguntas sobre a matéria e realizando competições amigáveis. Outra boa ideia é produzir um “jogo da memória”, com imagens que representem conceitos para formar pares. Além do mais, existem muitos jogos online educativos, em sites e aplicativos gratuitos que podem ajudá-lo a tornar o aprendizado divertido.
5. Técnicas de memorização
Existem alguns “truques” que ajudam a memória a funcionar melhor. Por exemplo: crie rimas para informações importantes; ou utilize a “técnica do palácio da memória”, que consiste em imaginar um lugar conhecido (casa, escola) e colocar as informações em cômodos diferentes, para relembrar, faça um passeio mental pelo espaço. Outra ideia é produzir acrônimos ou acrósticos para conceitos importantes. Você pode, ainda, utilizar o “método das associações malucas”. Neste caso, ligue conceitos a palavras ou ideias absurdas. Quanto mais estranha a associação, mais fácil será lembrar!
Para turbinar o estudo vale a pena experimentar diferentes métodos. Explique a matéria para alguém, ligue conteúdos com experiências do dia-a-dia, tenha um cantinho especial, organizado e confortável para estudar. Lembre-se, não existe fórmula mágica que funcione para todos. O importante é descobrir aquilo que fará sentido e trará motivação para você. Afinal, com criatividade, organização e técnicas certas será possível aprender de forma divertida e eficaz. Boa sorte nesta aventura!