Os últimos anos foram marcados por grandes mudanças nos modos de vida, nas relações com o
trabalho e, também, nas formas de ensino. Parte disto é resultado do cenário pandêmico vivido no
mundo. Outra parte, reflexo do avanço impressionante das tecnologias, que se estendem para além
dos espaços antes ocupados por elas no cotidiano. Para as escolas, as transformações trouxeram
importantes progressos ao ensino-aprendizagem. Muitas das possibilidades que se anunciaram com
o cenário descrito, agora fazem parte, oficialmente, dos programas curriculares ou constituem-se
metas de investimento das instituições.
Entre as principais tendências educacionais estão iniciativas de digitalização e a expectativa de que a
escola cumpra de maneira mais efetiva suas funções sociais. Estas demandas respondem à evolução
da compreensão do papel do docente e, também, às novas formas de socialização, cada vez mais
mediadas por universo virtual. Acompanhe algumas das medidas em que instituições de ensino
começam a investir!
- Ensino híbrido e educação imersiva
Abordagens que misturem etapas de ensino presenciais e online são as principais propostas do
momento. Neste caso, o encontro em sala de aula fundamenta o conteúdo, e as experiências nos
espaços virtuais aprofundam, por meio de aplicação e investigação, os conceitos adquiridos
presencialmente. Plataformas de aprendizagem que concentram games, simulações e quizzes
complementam e enriquecem as ações de ensino. Para a educação imersiva, duas são as
ferramentas utilizadas: realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA). Na realidade virtual, os
estudantes podem acessar mundos imaginados em que temas da ciência, história, química,
matemática ou geografia, por exemplo, se tornam mais palpáveis. Com a realidade aumentada, no
uso de aplicativos e recursos simples (como a câmera do celular) os alunos podem inserir em livros e
outros materiais impressos elementos especiais de interação. - Inteligência Artificial
Com o rápido desenvolvimento de ferramentas da inteligência artificial (IA), como chatbots e tutores
virtuais, os alunos tem oportunidade de otimizar e personalizar o estudo. Por outro lado, estas
ferramentas também contribuem para facilitar questões administrativas da escola e as atividades
relacionadas à docência. Por meio do recurso da IA, é possível, por exemplo, analisar o desempenho
dos estudantes, corrigir atividades em um tempo mais curto e incentivar o protagonismo do aluno.
3.Metodologias ativas
A proposta das metodologias ativas, cada vez mais adotadas pelas instituições de ensino, é
possibilitar uma mudança no eixo do aprendizado. Neste caso, a assimilação do conteúdo não se dá
por meios passivos, mas no convite à reflexão, questionamento, experimentação, debate que, por
fim, levarão os estudantes a uma compreensão mais profunda dos conceitos. Algumas opções de
metodologia ativa são: sala de aula invertida; aprendizagem baseada em problemas; e cultura
maker.
4) Personalização do ensino e nanoaprendizagem
A partir de todas as interações que as novas ferramentas digitais permitem entre escola e estudante,
uma imensidão de dados valiosos para entender as potencialidades e fragilidades dos alunos estão
acessíveis. Desta forma, por meio de avaliações diagnósticas a instituição de ensino pode entender
os tipos de inteligência a serem trabalhadas e fazer esta aproximação de forma individual e
personalizada. O estudante, neste caso, passa a ter acesso a conteúdos que privilegiam sua forma de
aprender. Já a proposta da nanoaprendizagem – também chamada de microlearnign – é promover
um ensino a partir de conteúdos mais curtos, fracionados. Pesquisas demonstram que nossa
capacidade de apreensão aumenta quando nos dedicamos a uma aprendizagem mais suscinta.
Neste caso, a ideia é quebrar os conteúdos em tópicos menores e fazer avaliações mais frequentes,
melhorando o ritmo de retenção.
5) Abordagem humanizada e formação integral
Cada vez mais as escolas compreendem que sua função social ultrapassa a tarefa de preparar um
estudante para o vestibular. A educação precisa ser pensada de diversas perspectivas,
contemplando aspectos socioemocionais e espirituais de seus alunos. A tendência é ir além das
atividades escolares tradicionais e proporcionar experiencias que contribuam para o
desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Isto só é possível por meio de uma abordagem
mais humanizada, que considere e valorize as singularidades individuais. Sonhos, expectativas,
medos e frustrações do grupo de alunos, proporcionando um ambiente de fortalecimento da
inteligência emocional.
O Sistema Interativo de Ensino está preocupado em oferecer o melhor destas possibilidades. Uma
educação completa, integral e inovadora, pavimentando um caminho saudável para o ensino-
aprendizado e na relação com as famílias. Venha conhecer nossas soluções!