O que os professores pensam?

Confira algumas coisas que todo docente gostaria que seus alunos soubessem

Compartilhe este post

Já se perguntou o que passa pela cabeça do professor quando está na frente da turma? Ou, quem sabe, o que ele pensa sobre você? A posição “à frente da lousa” é um lugar misterioso e, muitas vezes, a presença desta autoridade, o docente, pode gerar emoções variadas na vida dos estudantes. Mas saiba que professores também ficam nervosos, e passam tempo significativo imaginando o que seus pupilos pensam sobre eles. Vamos desmistificar as complexidades desta relação?

Professores não nasceram sabendo tudo. Na verdade, a maioria fica tensa quando precisa iniciar um novo conteúdo, ou se encontrar com novos grupos de estudantes. Alguns professores, inclusive, ensaiam suas aulas na frente do espelho. Então, se você fica nervoso na hora de apresentar trabalhos, tenha certeza de que seu professor conhece muito bem esta sensação.

Outra coisa importante a considerar é que a vida de um docente não se resume a escola. Pode ser chocante, mas a maioria assiste filmes, faz compras, dedica-se a esportes, gosta de videogames. Outros tem filhos, cachorros, hobbies esquisitos e até colecionam coisas estranhas. Um professor é alguém comum, que escolheu uma incrível missão: o ensino!

1. Ele percebe mais do que você imagina

Aquele cochicho no fundo da sala? A carinha de sono depois do recreio? O medo nos olhos antes da prova? Tudo isso é percebido por seus professores. Mas aqui vai um segredo: na maioria das vezes, talvez ele prefira fingir não se dar conta, pois sabe que vocês ainda são jovens e precisam, às vezes, relaxar, desabafar, ou mesmo se preocupar. Pois assim é a vida. O importante, para todo docente, é que na hora em que for preciso ser enfático, ou falar com seriedade, você esteja prestando atenção.

2. Ele adora perguntas

Não existe pergunta boba! Quando alguém levanta a mão e pergunta algo que parece óbvio, isso na verdade deixa os professores super felizes. Pois isso significa que você está prestando atenção e quer entender melhor. Além disso, se um aluno tem essa dúvida, provavelmente outros também têm, mas não tiveram coragem de perguntar.

3. Cada erro é uma pista

Quando você erra uma questão na prova ou não entende alguma explicação, um professor não fica bravo. Na verdade, estas são pistas para ele de como organizar melhor sua forma de ensino. Cada equívoco ou confusão no processo das aulas o ajuda a descobrir novas formas de explanar o mesmo conteúdo para que seus alunos tenham sucesso no aprendizado.

4. Ele não decora tudo

Nenhum professor sabe tudo de cor! Às vezes é preciso consultar livros, pesquisar na internet ou, até mesmo, perguntar a outros professores. A vida é um constante aprendizado, e desconhecer algo é completamente normal. Fundamental é saber onde encontrar as informações necessárias e, depois, saber utilizá-las com qualidade.

5. Ele é parceiro, não chefe

O maior desejo de qualquer professor é que você o veja como um parceiro na jornada de aprendizagem. Um docente não é o “vilão” da história, preocupado apenas com as tarefas de casa e provas. Seu desejo e missão e caminhar junto aos alunos, descobrindo novas coisas e crescendo. É uma tarefa conjunta que deve trazer satisfação a todos os envolvidos.  

6. Você o inspira e sempre estará na lembrança

Sabia que, muitas vezes, os alunos ensinam importantes coisas a seus professores? Ao contar sobre suas experiências e discorrer sobre soluções encontradas, ao fazer perguntas que ele nunca imaginou, você está contribuindo para o crescimento do docente. Tanto em nível pessoal, quando no profissional. Além do mais, mesmo depois que os estudantes se vão, continuam na memória do professor. Não raro, anos depois, ele vai comentar sobre o aluno que sempre ajudava seus colegas, ou que fazia perguntas incríveis. Certamente se lembrará do dia em que você agradeceu pelo aprendizado. Cada estudante gera uma marca na vida de seus professores.

Viu, não há nada de aterrorizante em saber como pensam os professores. Portanto, não tenha medo de errar, pois assim é que se aprende. Ajude seus colegas, faça perguntas sempre que achar necessário, preste atenção aos ensinamentos oferecidos. A escola é um espaço que não se reduz às notas, mas deve incentivar seu crescimento como pessoa. Respeite o trabalho de seu professor e valorize o esforço que ele empreende para alcançá-lo.

E não se esqueça: quando você aprende algo novo, esta felicidade se estende ao professor. Se você fica triste ou preocupado, ele também se preocupa buscando formas de ajudá-lo. Suas conquistas se tornam, por tabela, as conquistas do docente. Que nesta jornada escolar você encontre nos mestres bons amigos para carregar pela vida!

Explore outros conteúdos

A Plataforma de Ensino Digital – Weekly – é uma solução inovadora para o ensino on-line. Proporciona um ambiente virtual de aprendizagem e o acesso a diversos recursos digitais conectados ao Sistema de Ensino Interativo.