A cada ano letivo que começa, velhas e novas preocupações se reapresentam. Estudantes buscam construir uma rotina que lhes dê segurança e tranquilidade, às vezes se estressam com os obstáculos e complexidades dos novos conteúdos. Muitos já se sentem fatigados com a simples ideia de voltar ao cotidiano da escola e lembram-se das dificuldades do passado nesta jornada.
Uma boa ideia para superar esta fase – e o próprio ano letivo – com sucesso é estabelecer algumas metas a serem realizadas durante o decorrer dos dias. Um desempenho feliz na vida escolar, além de produzir constante motivação, significa, também, alcançar diferentes oportunidades. Pode ser, por exemplo, a participação em projetos extraclasse, chances de intercâmbio, estágios em áreas que interessam ao aluno e até mesmo concursos sobre variados temas.
Se para você é difícil enfrentar as demandas da escola com serenidade, e até pensar em participações para além da sala de aula, que tal conferir algumas dicas de metas que te ajudarão a conquistar este espaço?
1. Estabeleça uma rotina de estudo
Um dos grandes problemas que estudantes enfrentam no dia a dia é manter um esquema de estudos diário que conte com certa inflexibilidade. Com isto, queremos apontar que é preciso separar um tempo específico do dia, de forma bem definida, para dedicar-se às tarefas escolares e revisão de conteúdos. Desta forma, é possível fugir do acúmulo e estresse com os prazos. É difícil progredir quando as preparações são deixadas para última hora! É fundamental ter compromisso e constância na rotina de estudos. Crie um plano de atividades baseado em seu horário escolar. Separe dias para estudar matérias específicas, e tente, ao máximo, seguir seu planejamento. Um cronograma reduz a ansiedade de forma drástica e evita esquecimentos e desespero.
2. Não dê chances para procrastinação
Uma segunda coisa importante, já que estamos tratando de prazo e organização, é lidar com a natural procrastinação que persegue a todos os estudantes. Fique atento para evitar adiamentos. A procrastinação de atividades essenciais à rotina gera estresse e ansiedade. Problemas que dificultam o bom rendimento escolar. Evite levar-se por distrações. Às vezes, a vontade é de assistir filmes, séries, ler livros ou dedicar-se a algum jogo, deixando as tarefas escolares para depois. Muito deste sentimento vem de nossa percepção de que estas atividades exigirão esforço e trarão canseira. Mas lembre-se, se você estiver comprometido com seu plano de estudos e vencer a preguiça de estudar diariamente, a vida escolar pode ser leve e o aprendizado bem mais sucedido. Dê um empurrão na vontade de procrastinar neste ano. Com isto, você demonstra sua total autonomia no processo de aprendizagem.
3. Fique atento às possibilidades
A vida escolar é também o celeiro de ideias e oportunidades que podem guiar seu futuro. Mas para que elas sejam úteis no cotidiano é preciso ficar atento às chances pelo caminho. Se você mantiver uma rotina de estudos e controlar a procrastinação, possibilidades de enxergar e agarrar chances de crescimento aumentarão sensivelmente. Observe conteúdos, interaja com seus professores ao máximo, busque chances de aplicar o conhecimento em locais para além da sala de aula. Neste exercício você poderá entrar em contato com habilidades que o valorizarão como profissional no futuro. Seja um concurso de redação, um projeto especial na feira de ciências, um clube escolar em horários alternativos ao das aulas, tudo isto pode ser trampolim para grandes feitos mais à frente. Neste ano, fique atento a projetos de extensão, pesquisas avançadas, atividades de voluntariado, etc. Tudo isto pode produzir descontração em sua rotina de estudos e alavancar seu futuro profissional.
4. Defina bem seus objetivos
Olhe para seus interesses, suas possibilidades e oportunidades acadêmicas oferecidas. Com isto, será possível construir uma lista de objetivos para o ano letivo e também para a vida profissional que se aproxima. Estabeleça metas a curto e médio prazo que focam-se em ajudá-lo a chegar aos espaços sonhados para o futuro. Esta listinha o ajudará a manter a motivação e comprometimento. Os tópicos destes objetivos não precisam ser extensos. Mas devem ser bem claros. Aprender determinado conteúdo com sucesso, entregar todas as tarefas no prazo, dedicar-se a leituras variadas sobre determinado tema, manter uma média de notas específica. Estes são exemplos de objetivos que podem ajudá-lo a vencer o ano letivo e a vida com sucesso. Não se esqueça de revisar estes objetivos periodicamente. Afinal, no decorrer dos dias nossos interesses vão mudando e o conhecimento adquirido transforma nossas metas.
5. Não se deixe vencer pelas dificuldades
A vida escolar não é fácil, todos sabemos. É uma jornada intensa que exige sacrifício e dedicação. Muitas vezes, acompanhada do medo do fracasso. Esta fase de sua vida é apenas o começo de tudo, e embora desânimo e desesperança possam surgir pelo caminho, tenha sempre em mente que a resiliência é uma característica essencial aos vencedores. Quando a dificuldade aparecer, seja na gestão do tempo ou complexidade de conteúdos, não desista. Foque-se em seguir pequenos passos diários e em insistir em suas resoluções. Colocando com serenidade um pé à frente do outro você perceberá que a jornada será mais leve e seu fim mais tranquilo do que o imaginado. Com o tempo, seu progresso será notável e a satisfação de vencer cada percalço será infinita.
Que este ano letivo seja mais pleno que os anteriores! Preocupe-se em estabelecer resoluções acessíveis e que trarão frutos a longo prazo. Nosso desejo é que seu sucesso seja completo e cheio de felicidade. Boa sorte com as empreitadas escolares neste novo período.