Virtudes são qualidades interiores que guiam nossos pensamentos e condutas. Dizem muito sobre o caráter das pessoas e são notadas como partes da personalidade desde o princípio da vida, ainda na infância.
No entanto, as virtudes não nascem com a gente. Elas são desenvolvidas de acordo com o meio que estamos inseridos, as influências que contemplamos e os princípios da educação que recebemos. Por exemplo, uma pessoa que foi educada por pai e mãe que prezam pela verdade, certamente desenvolveu a honestidade como parte inegociável de seu caráter.
Percebe a relevância que temos como educadores, sejamos familiares ou professores, no que tange o desenvolvimento de um caráter nobre nas crianças e nos adolescentes? Mas, para além da nobreza, algumas virtudes são funcionais e decorrem numa boa performance escolar. São elas:
1. Autonomia
Os professores passam o conteúdo seguido de orientações, mas como aquele conhecimento será aplicado no vida do aluno? Aí que entra a autonomia, que diz respeito a sua participação no processo de ensino, aprendizagem e vivência prática do conhecimento. Essa virtude decorre em outras, como responsabilidade e criticidade.
Por exemplo, em sala de aula, o estudante tem acesso a informações sobre aquecimento global e desenvolvimento sustentável. O que ele vai fazer com esse repertório de conhecimento depende de sua autonomia diante do assunto. O ideal é que seja autônomo o suficiente para se transformar num cidadão tão consciente quanto engajado.
2. Disciplina
Essa virtude pode ser entendida como um estilo de vida que nos torna polidos e polidas frente às responsabilidades, os desafios e os relacionamentos. No contexto escolar, ela importa muito, porque norteia o comprometimento do estudante com seu próprio desenvolvimento.
Um aluno disciplinado reserva horários para estudar, se comporta em sala de aula, respeita os professores e os colegas de classe, cuida bem do patrimônio escolar, compromete-se com seus resultados.
3. Criatividade
A criatividade torna o conteúdo mais dinâmico, interativo e palatável. Ela deve começar no professor e desaguar no aluno. O estudante que tem contato com essa virtude em sala de aula se torna capaz de levá-la para a vida.
Não existe nada mais funcional que a criatividade para lidar com os desafios do cotidiano, em todas as áreas da vida, desde as tarefas escolares até a lida com os relacionamentos em casa. Além de tudo, pessoas criativas se destacam na escola, se inserem mais facilmente no mercado de trabalho e transformaram o ordinário em arte.
Que tal se aplicar a desenvolver estas virtudes?