Sua escola pode manter os professores motivados

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A motivação do corpo docente de uma escola afeta o desempenho dela 

 

O desempenho e a eficiência de uma escola depende em grande parte da atuação de seus professores. Portanto, é importante que eles sejam motivados pela gestão para que entreguem o melhor em sala de aula. Mas, na prática, como acontece essa motivação? Bom, ela é o produto de vários fatores que envolvem desde as condições de trabalho até a valorização profissional. 

Mais do que nunca, os gestores precisam se conscientizar a respeito da importância de manter a motivação do corpo docente em dia. Em tempos pandêmicos, os professores foram expostos a situações atípicas e difíceis que exigiram resiliência da parte deles. Isso culminou em problemas como a sobrecarga. 

E verdade seja dita: o cansaço impede a motivação. Mesmo que os professores sejam apaixonados pelo ofício, há dias em que beiram seus limites. Para evitar um colapso, a escola precisa intervir e zelar por aqueles que a fazem funcionar. 

 

1- Acolha seus professores

Essa é uma das ações primordiais. Às vezes, o professor só deseja ser escutado e se sentir abraçado. Algumas escolas se concentram em ouvir apenas os estudantes e seus responsáveis, mas desprezam a necessidade do diálogo com o corpo docente. 

Escute seus professores, considere suas reclamações, compreenda suas dificuldades, acompanhe seu trabalho, ofereça suporte e os acolha em todo tempo. A sensação de acolhimento faz com que eles se sintam valorizados e fortalecidos para continuar. 

 

2-Ofereça boas condições de trabalho

A valorização do trabalho de um professor implica em oferecer boas condições para que ele desenvolva seu trabalho. Invista na infraestrutura da escola, ofereça um salário justo, estabeleça uma rotina de trabalho saudável e cerque seu corpo docente com materiais didáticos que favoreçam sua atuação.

Todas essas iniciativas atuam em conjunto a fim de evitar aquele problema recorrente na vida do professor: a sobrecarga e a consequente exaustão. Todo profissional precisa de condições de trabalho adequadas para performar e dar o melhor de si. 

 

3- Incentive o crescimento

Primeiro, reconheça o conhecimento e a competência de seu professor. Segundo, incentive-o a melhorar cada vez mais. Aperfeiçoamentos e atualizações são indispensáveis para todos os profissionais da educação. 

A formação tem caráter contínuo e sua escola deve apoiá-la. Isso a beneficia, visto que ela sempre terá profissionais qualificados e realizados na composição de seu corpo docente. Assim, concluímos que as instituições de ensino saem ganhando quando motivam e valorizam seus professores. 

 

Pronto para investir em professores motivados? Que mesmo em pandemia seu corpo docente esteja sempre disposto a entregar uma educação completa!

Explore outros conteúdos

A Plataforma de Ensino Digital – Weekly – é uma solução inovadora para o ensino on-line. Proporciona um ambiente virtual de aprendizagem e o acesso a diversos recursos digitais conectados ao Sistema de Ensino Interativo.