Quando tudo isso vai passar?

Menina estudando com computador

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Ao que tudo indica, a “normalidade” nas escolas ainda deve aguardar um pouquinho para acontecer

Estamos passando por um dos maiores desafios da humanidade. Não é segredo as inúmeras adaptações feitas pela educação para se manter ativa nesse período tumultuado e desafiador. Todas as soluções encontradas, em tão pouco tempo, resultaram de esforços conjuntos de escolas, estudantes e famílias.

A maior dificuldade é que pensávamos que seria uma situação temporária, de poucas semanas, depois, de poucos meses, mas, a realidade mostrou que iniciamos outro ano letivo ainda com medidas restritivas e modalidades alternativas de educação. A pergunta que poucos se arriscam a responder é: quando tudo isso vai acabar?

Apesar da vacinação estar em andamento em todo o mundo, ainda pode demorar para chegarmos a uma situação sanitária capaz de tornar seguro o retorno para as aulas 100% presenciais, com escolas funcionando em capacidade máxima. Seguindo o plano brasileiro para imunização, há uma previsão de que os profissionais de educação sejam incluídos dentre os primeiros grupos a receberem a vacina, de modo a tornar o retorno às aulas uma das prioridades da sociedade.

O maior problema é que muitos especialistas estimam que, no melhor cenário, só no fim do ano serão concluídas todas as etapas da vacinação, sendo esse o contexto ideal para um funcionamento pleno das estruturas escolares da forma como conhecíamos antes da pandemia. Ou, pelo menos, a mais parecida possível.

É muito difícil prever quando tudo isso vai acabar, considerando que as situações variam conforme a cidade e o estado. Mas, é quase consensual a ideia de que o ano letivo de 2021 será muito semelhante ao jeito que foi concluído o de 2020.

Não da forma mais confortável, nem desejada, mas todos adquirimos experiências que tornaram o processo mais simples e eficiente.

Possuir materiais e suportes tecnológicos para facilitar o processo educativo é uma preocupação constante do Sistema Interativo. Nosso sistema fornece as soluções necessárias para a escola, o estudante, o professor e a comunidade escolar vivenciarem uma educação remota mais confortável e eficiente.

Estamos constantemente aprimorando nossas soluções educacionais e digitais para atender com qualidade e excelência esse período de tantos desafios. Mesmo sem o contato físico, e sem o olho no olho, nossa responsabilidade, enquanto educadores, é fazer com que o ensino aconteça da melhor forma possível.

Desejamos um excelente período letivo de 2021, pedindo a Deus que nos ajude a superar essa pandemia que trouxe tanta dor e limitações aos nossos dias. A educação não pode parar e, por isso, nossos esforços serão sempre direcionados para manter a esperança de uma educação completa e significativa e de um futuro que está sendo escrito.

Explore outros conteúdos

A Plataforma de Ensino Digital – Weekly – é uma solução inovadora para o ensino on-line. Proporciona um ambiente virtual de aprendizagem e o acesso a diversos recursos digitais conectados ao Sistema de Ensino Interativo.