Apresentação
Este é um material de apoio ao professor de Física. É composto por roteiros de atividades experimentais a serem realizadas com materiais do cotidiano em sala de aula. Além das atividades de laboratório, há três seções:
Fisicando: atividades de aplicação de conceitos físicos, interpretação de linguagens usadas em tirinhas, análise de objetos curiosos, entre outros;
Problemas abertos: problemas em que não há uma resposta definida, mas um conjunto de respostas igualmente aceitáveis;
A Física explica: questões que evidenciam a curiosidade inerente ao ser humano a partir de questionamentos sobre os porquês causais (mecanicistas) e finais (teleológicos) de fenômenos físicos cotidianos.
Estrutura Pedagógica
Alguns experimentos têm caráter investigativo, permitindo a dedução de relações matemáticas entre variáveis a partir de tabulação de dados e construção de gráficos, devendo-se chegar a uma conclusão com uma descrição analítica e teórica do fenômeno. Em outros casos, após a realização dos experimentos, os alunos devem chegar às conclusões esperadas a partir da leitura de seu material didático e da discussão da teoria dirigida pelo professor. Assim, terá estimulada sua elaboração de hipóteses, argumentação e análise de erros.
Com essa abordagem, as leis da Física, expressas em suas linguagens teórica e matemática, não funcionam como guia da investigação, mas como resultado dela, ao invés de representar tão somente o acúmulo de conhecimentos de fatos e teorias isoladas. Por isso, nesta proposta, o professor é condutor de tais atividades e intermediador, promovendo discussões e orientando os estudantes no processo de investigação.
Para dar ao material uma apresentação dinâmica, foram criados personagens que ilustram momentos de discussão do cotidiano em sala de aula. Esses personagens formam o “Clube da Física”.
Conheça mais
Faça Física Fascículo 1 – Sistema Inter@tivo de Ensino