Ensino Regular – Bimestral

Apresentação

O material para o Ensino Médio regular é criativo, atual e inovador, preparado por especialistas, mestres e doutores com ampla experiência no processo educacional. Seu visual é atrativo e moderno.

Estrutura Pedagógica

É composto de 20 apostilas, distribuídas para uso em dois anos e meio, ou seja, 10 bimestres.

10 apostilas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas:

  • Língua Portuguesa
  • Literatura
  • Língua Inglesa
  • História
  • Geografia

 

10 apostilas de Matemática e Ciências da Natureza:

  • Matemática
  • Física
  • Química
  • Biologia

Autores Matemática

Alexander dos Santos Dutra

  • Graduado em Matemática pela UFBA – Salvador – BA
  • Mestre em Matemática Pura pela UFBA – BA

Alexandre Luíz Trovon de Carvalho

  • Graduado em Matemática pela Unicamp – Campinas – SP
  • Mestre em Matemática Aplicada pela Unicamp – Campinas – SP
  • Doutor em Matemática pela Unicamp – Campinas – SP

Ingrid Regina Pellini Valenço

  • Graduada em Ciências com Habilitação Plena em Matemática pela PUC – Curitiba – PR
  • Especialista em Educação Matemática para o Ensino Médio pela UTP – Curitiba – PR

Autores Língua Portuguesa

Afonso Ligório Cardoso

  • Graduado em Letras pela FFCL – Mogi Mirim – SP
  • Especialista em Literatura Brasileira pela PUC – Belo Horizonte – MG
  • Mestre em Teoria Literária pela Unesp – Araraquara – SP
  • Doutor em Estudos Literário pela Unesp – Araraquara – SP

Eliane Hosokawa Imayuki

  • Graduada em Letras pela USP – São Paulo – SP
  • Especialista em Língua Portuguesa pela USS – Vassouras – RJ
  • Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela USP – São Paulo – SP
  • Doutoranda em Filologia e Língua Portuguesa pela USP – São Paulo – SP

Joubert Castro Perez

  • Graduado em Teologia pelo Unasp – Engenheiro Coelho – SP
  • Graduado em Pedagogia pelo Unasp – Engenheiro Coelho – SP
  • Graduado em Letras: Português e Inglês pela Unievangélica – Anápolis – GO
  • Especialista em Língua Portuguesa pela Unievangélica – Anápolis – GO
  • Mestre em Linguística pela Unicamp – Campinas – SP

Autores Literatura

Ronnie Roberto Campos

  • Graduado em Letras pela Unioeste – Cascavel – PR
  • Especialista em Didática e Metodologia de Ensino, pela Unopar – Londrina – PR

Wander Rocha de Oliveira

  • Graduado em Letras pela FCL de presidente Venceslau – SP
  • Mestrado em Literatura pela Universidade Estadual de Maringá

Autoras Língua Inglesa

Fabiana Souza Vasques Fortes de Oliveira

  • Graduada em Letras – Português/Inglês pela UFRS/UniRitter – Porto Alegre – RS
  • Mestre em Letras – Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem pela UniRitter – Porto Alegre – RS

Marcia de Souza Moraes Furlan

  •  Graduada em Letras pela UEM – Maringá – PR
  • Mestre em Linguística Aplicada pela UEM – Maringá – PR

Autoras Língua Espanhola

Dóris A. Matos Santos

  • Graduada em Letras Português / Espanhol pela USP – São Paulo – SP
  • Graduada em Português pela FE – USP – São Paulo – SP
  • Mestre em Linguística pela USP – São Paulo – SP

Julieta Oliveira Serra

  • Graduada em Letras Português/Espanhol pela Unicid – São Paulo – SP
  • Especialista em Ensino da Língua Espanhola pela UFMG – Belo Horizonte – MG
  • Especialista em Língua e Cultura Espanhola e Hispano-americana pelo Instituto Hispânico São Paulo – SP
  • Especialista em Ensino de Espanhol pela Facultad Humanidades y Ciencias de La Educación, Universidade de La República – Montevidéu – Uruguai.

Autores História

Ubirajara de Farias Prestes Filho

  • Graduado em História pela USP – São Paulo – SP
  • Doutor em História Social pela USP – São Paulo – SP

Edson Xavier

  • Graduado em História pela USP – São Paulo – SP

Autores Geografia

Sandra Lessa da Silva Ferreira

  • Graduada em Geografia pela UFPR – Curitiba – PR
  • Especialista em Educação Ambiental pelo Senac – Curitiba – PR
  • Mestre em Geografia/Análise e Gestão Ambiental pela UFPR – Curitiba – PR
  • Doutora em Paisagem e Análise Ambiental pela UFPR – Curitiba – PR

Luís Roberto Halama

  • Graduado em Estudos Sociais pela FCHSC – Curitiba – PR
  • Graduado em Geografia pela UFPR – Curitiba – PR
  • Especialista em Educação Ambiental pelo Senac – Curitiba – PR

Autores Física

Alfredo Takashi Suzuki

  • Graduado em Física pela USP – São Paulo – SP
  • Mestre em Física pela Unesp – São Paulo – SP
  • Doutor em Física (Ph. D.) pela London University – Londres – Inglaterra
  • Pós-doutor pela Unesp – São Paulo – SP
  • Livre-docente pela Unesp – São Paulo – SP
  • Estágio pós-doutoral pela NCSU (North Carolina State University) (2004-2005 e 2011-2012) – Carolina do Norte – Estados Unidos

Rérison Alfer Vasques

  • Graduado em Física pela Unesp – Rio Claro – SP
  • Mestre em Ciências e Engenharia de Materiais pela USP – São Paulo – SP
  • Pós-graduado em Gestão Escolar e Administrativa pelo IAP – Ivatuba – PR

Autores Biologia

Carol Lindy Joglar Fávaro

  • Graduada em Ciências Biológicas pela UEM – Maringá – PR
  • Especialista em Docência Universitária/Métodos e Técnicas pelo Unasp – Engenheiro Coelho – SP
  • Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela PUC – Porto Alegre – RS
  • Doutoranda em Ciências da Educação pela PUC – Santiago – Chile

Márcio Fraiberg Machado

  • Graduado em História pela UFSC – Florianópolis – SC
  • Graduado em Ciências Biológicas pela Unoeste – Presidente Prudente – SP
  • Especialista em Biotecnologia pela Ufla – Lavras – MG
  • Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela PUC – Porto Alegre – RS
  • Doutor em Educação pela PUC – Porto Alegre – RS

Wellington de Oliveira Romangnoli

  • Graduado em Ciências, Matemática e Biologia pelo Unasp – São Paulo – SP
  • Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Unasp – Hortolândia – SP

Autores Química

Antonio Acleto Amaral

  • Graduado em Ciências Físicas e Biológicas pela Uniesp – São Paulo – SP
  • Graduado em Química pela Unib – São Paulo – SP
  • Especialista em Química pelo CEU – São Paulo – SP
  • Especialista em Química pela Ufla – Lavras – MG
  • Mestre em Ciências/Tecnologia Nuclear pela USP – São Paulo – SP

Evandro Lombardi

  • Graduado em Química pela Unilasalle – Canoas – RS
  • Especialista em Metodologia do Ensino de Química pela FIJ – Jacarepaguá – RJ

Victor João da Rocha Maia Santos

  • Graduado em Engenharia Química pela UFPA – Belém – PA
  • Graduado em Química pela PUC – Porto Alegre – RS
  • Especialista em Ensino de Ciências pela UEPA – Belém – PA
  • Especialista em Oleoquímica pela UFPA – Belém – PA
  • Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela PUC – Porto Alegre – RS

Conheça mais

A parte de Matemática apresenta atividades contextualizadas para que os alunos reflitam e proponham soluções. Integram, de forma prática, os eixos álgebra, geometria e trigonometria.

Abrangendo a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o Sistema Inter@tivo oferece material que promove o desenvolvimento da reflexão e do pensamento crítico por meio do estudo da Língua Portuguesa (com eixos voltados para o texto e a gramática).

Com o material de língua estrangeira (Língua Inglesa e Língua Espanhola), o aluno “viaja” pelos países, aprendendo características, curiosidades e costumes próprios a cada um. Além disso, aprende outros aspectos importantes da língua por meio da gramática em seu contexto de uso.

No Sistema Inter@tivo de Ensino, os conteúdos de Literatura se articulam com outras disciplinas da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Os conteúdos de História e Geografia possibilitam a compreensão da sociedade e propõem uma ação ativa e responsiva.

Ao longo de todo o material de Física são apresentados, de forma aprofundada e prática, os conceitos básicos e as leis que regem a Física.

Os conteúdos de Biologia e Química permitem ao aluno o levantamento de hipóteses e o apontamento de propostas de solução. Desenvolvem, de forma eficaz, as habilidades necessárias à compreensão dos conceitos.

Experiências físicas e químicas, pautadas em práticas cotidianas, complementam os conteúdos e estimulam a curiosidade do aluno.

A Plataforma de Ensino Digital – Weekly – é uma solução inovadora para o ensino on-line. Proporciona um ambiente virtual de aprendizagem e o acesso a diversos recursos digitais conectados ao Sistema de Ensino Interativo.