Apresentação
O material para o Ensino Médio regular é criativo, atual e inovador, preparado por especialistas, mestres e doutores com ampla experiência no processo educacional. Seu visual é atrativo e moderno.
Estrutura Pedagógica
É composto de 20 apostilas, distribuídas para uso em dois anos e meio, ou seja, 10 bimestres.
10 apostilas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas:
- Língua Portuguesa
- Literatura
- Língua Inglesa
- História
- Geografia
10 apostilas de Matemática e Ciências da Natureza:
- Matemática
- Física
- Química
- Biologia
Autores Matemática
Alexander dos Santos Dutra
- Graduado em Matemática pela UFBA – Salvador – BA
- Mestre em Matemática Pura pela UFBA – BA
Alexandre Luíz Trovon de Carvalho
- Graduado em Matemática pela Unicamp – Campinas – SP
- Mestre em Matemática Aplicada pela Unicamp – Campinas – SP
- Doutor em Matemática pela Unicamp – Campinas – SP
Ingrid Regina Pellini Valenço
- Graduada em Ciências com Habilitação Plena em Matemática pela PUC – Curitiba – PR
- Especialista em Educação Matemática para o Ensino Médio pela UTP – Curitiba – PR
Autores Língua Portuguesa
Afonso Ligório Cardoso
- Graduado em Letras pela FFCL – Mogi Mirim – SP
- Especialista em Literatura Brasileira pela PUC – Belo Horizonte – MG
- Mestre em Teoria Literária pela Unesp – Araraquara – SP
- Doutor em Estudos Literário pela Unesp – Araraquara – SP
Eliane Hosokawa Imayuki
- Graduada em Letras pela USP – São Paulo – SP
- Especialista em Língua Portuguesa pela USS – Vassouras – RJ
- Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela USP – São Paulo – SP
- Doutoranda em Filologia e Língua Portuguesa pela USP – São Paulo – SP
Joubert Castro Perez
- Graduado em Teologia pelo Unasp – Engenheiro Coelho – SP
- Graduado em Pedagogia pelo Unasp – Engenheiro Coelho – SP
- Graduado em Letras: Português e Inglês pela Unievangélica – Anápolis – GO
- Especialista em Língua Portuguesa pela Unievangélica – Anápolis – GO
- Mestre em Linguística pela Unicamp – Campinas – SP
Autores Literatura
Ronnie Roberto Campos
- Graduado em Letras pela Unioeste – Cascavel – PR
- Especialista em Didática e Metodologia de Ensino, pela Unopar – Londrina – PR
Wander Rocha de Oliveira
- Graduado em Letras pela FCL de presidente Venceslau – SP
- Mestrado em Literatura pela Universidade Estadual de Maringá
Autoras Língua Inglesa
Fabiana Souza Vasques Fortes de Oliveira
- Graduada em Letras – Português/Inglês pela UFRS/UniRitter – Porto Alegre – RS
- Mestre em Letras – Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem pela UniRitter – Porto Alegre – RS
Marcia de Souza Moraes Furlan
- Graduada em Letras pela UEM – Maringá – PR
- Mestre em Linguística Aplicada pela UEM – Maringá – PR
Autoras Língua Espanhola
Dóris A. Matos Santos
- Graduada em Letras Português / Espanhol pela USP – São Paulo – SP
- Graduada em Português pela FE – USP – São Paulo – SP
- Mestre em Linguística pela USP – São Paulo – SP
Julieta Oliveira Serra
- Graduada em Letras Português/Espanhol pela Unicid – São Paulo – SP
- Especialista em Ensino da Língua Espanhola pela UFMG – Belo Horizonte – MG
- Especialista em Língua e Cultura Espanhola e Hispano-americana pelo Instituto Hispânico São Paulo – SP
- Especialista em Ensino de Espanhol pela Facultad Humanidades y Ciencias de La Educación, Universidade de La República – Montevidéu – Uruguai.
Autores História
Ubirajara de Farias Prestes Filho
- Graduado em História pela USP – São Paulo – SP
- Doutor em História Social pela USP – São Paulo – SP
Edson Xavier
- Graduado em História pela USP – São Paulo – SP
Autores Geografia
Sandra Lessa da Silva Ferreira
- Graduada em Geografia pela UFPR – Curitiba – PR
- Especialista em Educação Ambiental pelo Senac – Curitiba – PR
- Mestre em Geografia/Análise e Gestão Ambiental pela UFPR – Curitiba – PR
- Doutora em Paisagem e Análise Ambiental pela UFPR – Curitiba – PR
Luís Roberto Halama
- Graduado em Estudos Sociais pela FCHSC – Curitiba – PR
- Graduado em Geografia pela UFPR – Curitiba – PR
- Especialista em Educação Ambiental pelo Senac – Curitiba – PR
Autores Física
Alfredo Takashi Suzuki
- Graduado em Física pela USP – São Paulo – SP
- Mestre em Física pela Unesp – São Paulo – SP
- Doutor em Física (Ph. D.) pela London University – Londres – Inglaterra
- Pós-doutor pela Unesp – São Paulo – SP
- Livre-docente pela Unesp – São Paulo – SP
- Estágio pós-doutoral pela NCSU (North Carolina State University) (2004-2005 e 2011-2012) – Carolina do Norte – Estados Unidos
Rérison Alfer Vasques
- Graduado em Física pela Unesp – Rio Claro – SP
- Mestre em Ciências e Engenharia de Materiais pela USP – São Paulo – SP
- Pós-graduado em Gestão Escolar e Administrativa pelo IAP – Ivatuba – PR
Autores Biologia
Carol Lindy Joglar Fávaro
- Graduada em Ciências Biológicas pela UEM – Maringá – PR
- Especialista em Docência Universitária/Métodos e Técnicas pelo Unasp – Engenheiro Coelho – SP
- Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela PUC – Porto Alegre – RS
- Doutoranda em Ciências da Educação pela PUC – Santiago – Chile
Márcio Fraiberg Machado
- Graduado em História pela UFSC – Florianópolis – SC
- Graduado em Ciências Biológicas pela Unoeste – Presidente Prudente – SP
- Especialista em Biotecnologia pela Ufla – Lavras – MG
- Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela PUC – Porto Alegre – RS
- Doutor em Educação pela PUC – Porto Alegre – RS
Wellington de Oliveira Romangnoli
- Graduado em Ciências, Matemática e Biologia pelo Unasp – São Paulo – SP
- Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Unasp – Hortolândia – SP
Autores Química
Antonio Acleto Amaral
- Graduado em Ciências Físicas e Biológicas pela Uniesp – São Paulo – SP
- Graduado em Química pela Unib – São Paulo – SP
- Especialista em Química pelo CEU – São Paulo – SP
- Especialista em Química pela Ufla – Lavras – MG
- Mestre em Ciências/Tecnologia Nuclear pela USP – São Paulo – SP
Evandro Lombardi
- Graduado em Química pela Unilasalle – Canoas – RS
- Especialista em Metodologia do Ensino de Química pela FIJ – Jacarepaguá – RJ
Victor João da Rocha Maia Santos
- Graduado em Engenharia Química pela UFPA – Belém – PA
- Graduado em Química pela PUC – Porto Alegre – RS
- Especialista em Ensino de Ciências pela UEPA – Belém – PA
- Especialista em Oleoquímica pela UFPA – Belém – PA
- Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela PUC – Porto Alegre – RS
Conheça mais
A parte de Matemática apresenta atividades contextualizadas para que os alunos reflitam e proponham soluções. Integram, de forma prática, os eixos álgebra, geometria e trigonometria.
Abrangendo a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o Sistema Inter@tivo oferece material que promove o desenvolvimento da reflexão e do pensamento crítico por meio do estudo da Língua Portuguesa (com eixos voltados para o texto e a gramática).
Com o material de língua estrangeira (Língua Inglesa e Língua Espanhola), o aluno “viaja” pelos países, aprendendo características, curiosidades e costumes próprios a cada um. Além disso, aprende outros aspectos importantes da língua por meio da gramática em seu contexto de uso.
No Sistema Inter@tivo de Ensino, os conteúdos de Literatura se articulam com outras disciplinas da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
Os conteúdos de História e Geografia possibilitam a compreensão da sociedade e propõem uma ação ativa e responsiva.
Ao longo de todo o material de Física são apresentados, de forma aprofundada e prática, os conceitos básicos e as leis que regem a Física.
Os conteúdos de Biologia e Química permitem ao aluno o levantamento de hipóteses e o apontamento de propostas de solução. Desenvolvem, de forma eficaz, as habilidades necessárias à compreensão dos conceitos.
Experiências físicas e químicas, pautadas em práticas cotidianas, complementam os conteúdos e estimulam a curiosidade do aluno.