Quem disse que férias precisam necessariamente ser sinônimo de marasmo ou de interrupção da aprendizagem? Aproveite para passear com os amigos, visitar os avós, passar um tempo na praia, colocar sua série preferida em dia e turbinar seu currículo com alguns cursos.
O ensino a distância tem inúmeras problemáticas no contexto escolar, mas o fato é que nos acostumamos a produzir e consumir conhecimento através das telas. Existem várias plataformas e instituições que disseminam saberes através de cursos virtuais, assim como também existem lugares e oportunidades para cursos presenciais. Escolha a modalidade de sua preferência, ultrapasse as fronteiras de tempo ou lugar e aprenda sempre.
Quanto aos cursos presenciais, verifique a disponibilidade de cursos em sua cidade, nas instituições de cultura e ensino por perto. Não sabe por onde começar? A gente te ajuda!
Universidades
Calma! Não estamos falando de faculdade ainda. Muitas instituições de ensino superior, especialmente no caso das públicas, oferecem cursos para a sociedade durante o período de férias. Esse é o caso da Unicamp e da Unesp, por exemplo. Dessa forma, fomentam o livre acesso ao conhecimento.
Sesi e Sesc
Essas duas instituições são conhecidas Brasil afora por serem centros de cultura, lazer e conhecimento. Além de ótimos eventos, costuma sediar oportunidades de cursos e workshops. Dê uma olhada na programação das filiais de sua cidade e veja se tem algum curso disponível.
Muito além de ser um site de busca, o famoso e querido Google oferece cursos virtuais para quem deseja aprender sem sair de casa. Vale a pena dar uma zapeada aqui para conferir os cursos disponíveis.
Uma dica: escolha um curso que mexa com suas principais habilidades e afinidades. Quem sabe, algo que agregue a uma possível carreira no futuro. Aproveite as férias para expandir seus horizontes.