Matemática no cotidiano

Onde realmente ela aparece em nosso dia a dia?

Compartilhe este post

Em uma manhã comum na escola, assistindo a aula de matemática, você já se perguntou: “quando vou usar isso na vida real?”. Certamente, todos os que vivem a realidade escolar já tiveram, ao menos, um pequeno pensamento sobre o tema. Pode parecer que equações, frações e geometria vivem apenas no mundo dos livros, mas saiba que isso não é verdade. A matemática está por toda parte e você, provavelmente, já a usou hoje sem perceber! Quer conferir como?

Celular e redes sociais

Para começar, o algoritmo que escolhe quais vídeos aparecem no seu feed é matemática pura! Ou seja, existe uma fórmula trabalhando nas estruturas dos aplicativos, criada por alguém que estudou matemática e organizando as recomendações do TikTok, Instagram e YouTube. Cada um deles usa equações complexas para calcular o que você mais gosta de ver. Quando você curte, comenta ou compartilha algo, está alimentando fórmulas matemáticas que aprendem sobre suas preferências. Aquela selfie perfeita com filtro? Geometria e álgebra trabalhando juntas!

Na cozinha

Cozinhar é, sem dúvida, uma operação matemática. Já tentou dobrar uma receita? Ou fazer meia porção de um bolo? Isso é trabalhar com proporções e frações! Quando você vê que precisa de 250ml de leite e a receita rende 8 porções, mas você quer fazer só para 4 pessoas, está fazendo uma divisão na prática.

E o tempo de forno? Calcular quantos minutos faltam, ajustar o tempo conforme a potência do micro-ondas, imaginar quanto tempo a fervura deve ser feita, tudo isso é matemática!

Nos jogos

Seja no campo, na quadra ou no videogame, a matemática comanda o show. No futebol, o goleiro calcula ângulos e trajetórias para defender uma bola. No basquete, jogadores usam parábolas (mesmo sem saber!) para acertar cestas de três pontos. Nos games, então, é matemática nível expert: pontuação, progressão de personagens, estatísticas de personagens, economia do jogo Tudo é programado com equações. O próprio jogo, em si, para funcionar seguindo nossos comandos e a história estabelecida funciona por meio de um algoritmo. Pois é, na diversão estamos constantemente usando matemática.

No seu dinheiro

Mesada, primeiro salário ou a graninha que você junta. Bem, administrar dinheiro é matemática financeira viva. Quando você vê uma promoção de “50% de desconto”, está calculando porcentagem. Quer comprar algo parcelado? Precisa entender juros. Comparar preços no supermercado (qual embalagem compensa mais?), dividir a conta no restaurante com os amigos, calcular quanto de troco deve receber, todas estas são situações diárias que exigem pensamento matemático.

Na música que você ouve

Sabia que a música se estrutura de forma matemática? Pois é, ao ouvir sua playlist favorita está apreciando cálculos em forma de som. As notas musicais seguem proporções matemáticas precisas, e é por isso que algumas combinações soam bem e outras não. A batida que te faz balançar a cabeça? Ritmo é divisão do tempo em frações. Os próprios arquivos MP3 usam algoritmos matemáticos para comprimir o áudio!

Na natureza e no seu corpo

Nosso corpo e outros corpos que habitam o planeta dependem da matemática. O coração bate em um ritmo que pode ser medido e analisado matematicamente. O crescimento das plantas segue padrões geométricos. É o caso da sequência de Fibonacci que aparece nas pétalas de flores e na disposição das sementes do girassol. Até a forma como os vírus se disseminam na natureza é entendida por meio de equações matemáticas. Os cientistas usam modelos matemáticos para prever pandemias, entender o clima e até descobrir novos medicamentos. Já pensou como seria viver sem ela?

A matemática não é um bicho de sete cabeças que só serve para fazer provas. Ela é linguagem que descreve o mundo ao nosso redor. Está na tecnologia, na comida, nos jogos, no dinheiro e até na música que emociona. A diferença entre vê-la em sala de aula e enxergá-la na vida está no fato de que os problemas cotidianos não aparecem com enunciados explicativos. No entanto, as ferramentas aprendidas na escola nos ajudam a navegar pelo mundo com autonomia e confiança.

Na próxima vez em que se estressar com a matemática e imaginar porque deve aprendê-la, lembre-se de olhar ao redor. A resposta virá bem rápido. Matemática é mais que decorar fórmulas, mas preparar-se para pensar de determinadas maneiras durante a vida. E aí, que tal se aplicar mais em seu estudo de números? Boa sorte!

Explore outros conteúdos

A Plataforma de Ensino Digital – Weekly – é uma solução inovadora para o ensino on-line. Proporciona um ambiente virtual de aprendizagem e o acesso a diversos recursos digitais conectados ao Sistema de Ensino Interativo.