Uma escola inovadora é aquela que tem visão de futuro e se torna relevante para o contexto atual sem negociar sua tradição. A excelência sempre será atemporal. No entanto, algumas intervenções são necessárias para que o ensino e a aprendizagem estejam sempre atualizados.
A pedagogia deve levar em conta o que há de descoberta no campo científico a fim de colocar intervenções agregadoras em prática como parte do currículo escolar. Muito além de ditados no caderno ou provas de múltipla escolha, a escola precisa aplicar conteúdos e atividades com foco na educação para o futuro. Seguem algumas sugestões:
1. Gamificação
Estamos acostumados com provas avaliativas que fecham a nota do bimestre. No entanto, há como transformar a jornada escolar em um caminho mais interativo e engajador. A gamificação propõe um sistema de pontos que se acumulam a partir do desempenho do estudante. Ele começa a ser avaliado por meio de jogos, atividades lúdicas, trabalhos, gincanas e por aí vai. Sua performance pode lhe render medalhas, botons ou até mesmo um lanche na cantina. O mercado corporativo já aplica essa didática de games faz tempo e nada mais justo do que trazê-la à escola.
2. Horta Comunitária
Pensar no futuro implica necessariamente em pensar pela perspectiva sustentável. Estamos incentivando a relação dos nossos alunos com a natureza? Se sim, como? Desenvolver uma horta comunitária na escola significa colocar os alunos para colocar a mão na massa enquanto ensinamos sobre a conexão com a terra, o tempo da colheita e do plantio, a relação simbiótica entre humanidade e meio-ambiente.
3. Plataforma Educacional
Muito mais do que uma atividade, trata-se de um portal que integra o relacionamento entre todas as pessoas do vínculo estudantil: pais, mães, alunos, professores e gestores. Essa plataforma entrega ferramentas que facilitam desde o suporte para a comunicação até a realização de atividades curriculares.
4. Sala de Aula Disruptiva
Que tal experimentar uma configuração do espaço de aprendizado que não se limita ao modelo de carteiras enfileiradas? Tente arranjar a sala de aula em círculos para que todos façam contato visual e não haja ideia alguma de hierarquia.
Constantes atualizações
O mais importante consiste em estar aberto ao novo e atualizar o corpo docente para que a prática pedagógica seja relevante e assertiva para os estudantes e para a comunidade na qual estão inseridos. Que neste ano, sua escola seja um constante espaço de inovação e criatividade!